GoBuyer

Gestão de Nuvem: O que é, quais as vantagens e como aplicar!

Cada vez mais, as empresas do setor e outras organizações que incorporam serviços de TI estão optando por implementar aplicativos essenciais em vários ambientes de nuvem.

Por meio do gerenciamento de serviços em nuvem, os administradores supervisionam as atividades da nuvem, desde a implementação e a utilização de recursos até o gerenciamento do ciclo de vida, a integração de dados e a recuperação de desastres.

O que é gestão de nuvem?

A gestão de nuvem é o processo de monitoramento e maximização da eficiência no uso de uma ou mais nuvens públicas/privadas.

Normalmente, as organizações usam uma plataforma de gestão de nuvem para gerenciar o uso da nuvem.

O gerenciamento da nuvem permite que os gerentes de TI movam cargas de trabalho por diferentes nuvens e gerenciem o custo dos recursos da nuvem. 

Atualmente, é provável que as organizações tenham toda ou parte de sua infraestrutura de TI na nuvem.

Elas podem usar uma nuvem privada, uma nuvem pública ou uma combinação de nuvem híbrida de plataformas de nuvem privada e pública, trabalhando juntas em uma estratégia de várias nuvens.

A primeira etapa do gerenciamento da nuvem é monitorar o uso para obter uma linha de base.

Quando a organização tiver uma visão clara do uso da nuvem e dos custos associados, ela poderá tomar uma decisão informada sobre onde executar as cargas de trabalho em um ambiente de várias nuvens.

Um software de gestão de nuvem permite e até automatiza a movimentação de cargas de trabalho entre nuvens privadas e públicas, monitorando o desempenho e o custo como parte do processo.

Essas ferramentas podem tornar o gerenciamento de várias nuvens muito mais eficiente.

Como a gestão de nuvem funciona?

Um software de gestão de nuvem pode reunir as informações necessárias para uma decisão informada sobre o que manter em uma nuvem privada e o que mover para uma nuvem pública.

Da mesma forma, ele pode monitorar os resultados dessa decisão para otimizar o gerenciamento da nuvem híbrida e de várias nuvens.

Muitas empresas desenvolvem suas próprias ferramentas internas para o gerenciamento de nuvem privada ou híbrida. 

Os provedores de nuvem pública geralmente oferecem suas próprias ferramentas de software para monitorar, proteger e gerenciar o custo de suas ofertas de nuvem. No entanto, essas ferramentas raramente oferecem insights sobre o desempenho, limitando-se a relatórios básicos.

As ferramentas de terceiros projetadas para ajudar a gerenciar os serviços de nuvem pública tornam-se necessárias se as organizações estiverem usando várias nuvens públicas, todas com suas próprias ferramentas de gestão de nuvem proprietárias. 

Os administradores de TI podem usar ferramentas de software de gestão de nuvem privada para alocar recursos com mais eficiência.

Por exemplo, um gerente de TI pode usar uma ferramenta de gestão de nuvem para instalar uma cota de recursos baseada no usuário para garantir que um usuário não sobrecarregue o servidor com uma grande solicitação de carga de trabalho.

Os administradores também podem usar os dados obtidos com o monitoramento de recursos para prever e planejar picos de demanda de recursos.

Quais os benefícios da gestão de nuvem?

À medida que a nuvem se torna cada vez mais presente no mundo dos negócios, uma plataforma abrangente de gestão de nuvem parece ser a solução ideal para uma jornada bem-sucedida na nuvem.

Isso porque uma boa CMP vem com todas as ferramentas necessárias para ajudar a simplificar o gerenciamento.

Dito isso, a introdução de uma CMP na sua equipe pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa como um todo.

Alguns dos motivos mais importantes para começar a usar uma plataforma de gestão de nuvem incluem:

1. Permite o gerenciamento centralizado e de autoatendimento

Um dos principais problemas que os gerentes de TI enfrentam com ambientes de nuvem modernos e complexos é a falta de visibilidade.

Um software de gestão de nuvem certo vem para resolver esse problema, oferecendo recursos avançados de gerenciamento que permitem o gerenciamento centralizado e de autoatendimento dos recursos de nuvem, tudo em uma única interface.

Agora, você poderá visualizar e prever o consumo, além de identificar os recursos que não estão sendo utilizados adequadamente, entre outras funções.

Isso significa que, por meio de sua interface de usuário, você pode provisionar os recursos de que realmente precisa, em questão de segundos. 

2. Facilita as práticas de automação

Sem dúvida, uma boa plataforma de gestão de nuvem é baseada em ferramentas e processos de automação; além disso, a própria natureza da nuvem exige isso.

Por exemplo, uma CMP ajuda você a encontrar e alocar os recursos de que precisa, a qualquer momento, em sua rede, ou seja, em vez de gastar um tempo precioso tentando descobri-los.

Da mesma forma, ela também pode ajudá-lo a identificar problemas de uso de recursos e fornecer os meios para corrigi-los no local.

De modo geral, a automação ajuda a manter um fluxo suave em relação à prestação de serviços, otimizando e acelerando o ciclo de vida dos aplicativos.

3. Agiliza o desempenho e aumenta a qualidade do serviço

Para os gerentes de TI, a integridade e o desempenho da infraestrutura, do software e dos sistemas são uma prioridade.

Para manter tudo sob controle, as plataformas de gestão de nuvem permitem que você e sua equipe configurem o monitoramento do desempenho e da integridade, além de coletar e examinar análises essenciais para evitar proativamente uma possível desaceleração ou tempo de inatividade.

Essa função otimiza o desempenho, simplesmente garantindo que sejam tomadas ações corretivas oportunas para reduzir o tempo de solução de problemas e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade do serviço. 

4. Melhora a colaboração da equipe 

Na verdade, um dos motivos mais importantes para investir em uma plataforma robusta de gestão de nuvem é melhorar a maneira como as equipes trabalham e colaboram.

Isso pode ser obtido com o gerenciamento adequado da infraestrutura e do uso de recursos, com base em atribuições de projetos ou tarefas.

O objetivo aqui é compartilhar e usar a mesma tecnologia, bem como automatizar os fluxos de trabalho; ou seja, para permitir uma colaboração tranquila da equipe, economizar tempo e aumentar a produtividade.

5. Garante a conformidade

Uma boa plataforma de gestão de nuvem ajuda a supervisionar e gerenciar seus ativos de TI, permitindo que você saiba quem está fazendo o quê, dentro da sua infraestrutura.

Dessa forma, você não precisa mais se preocupar com o rastreamento e o gerenciamento de permissões de usuários, nem com a aplicação de políticas.

Agora, você pode melhorar significativamente a governança e garantir a conformidade em estruturas importantes.

Como a gestão de nuvem afeta o processo de compras?

Um sistema de procurement baseado na nuvem é uma solução totalmente integrada que simplifica a forma como as equipes de aquisição operam e automatizam os processos de compra.

As ferramentas integradas de colaboração e análise de dados desse sistema de ponta a ponta eliminam o atrito do processo geralmente criado por fluxos de trabalho manuais ou desarticulados. 

Ao aproveitar a conectividade e o acesso instantâneo da computação em nuvem, um software de procurement baseado em nuvem reúne as partes interessadas, os processos, os dados e as ferramentas para uma tomada de decisão melhor e mais estratégica. 

Com acesso a dados de ponta a ponta, as equipes têm melhor acesso e controle sobre os gastos da empresa para reduzir custos, melhorar a seleção e as negociações com fornecedores e manter uma conformidade regulamentar eficaz.

A aquisição na nuvem permite que os usuários se concentrem na acessibilidade e na usabilidade de seus sistemas desde o início.

Essa vantagem significa que eles podem se concentrar na validação da acessibilidade, nas especificações de requisitos e na pesquisa de fornecedores antes de aceitar e implementar uma solução.

Essas soluções também economizam dinheiro em sourcing, que é o processo de identificação e avaliação de fornecedores.

Negociar com os fornecedores garante que o cliente receba o melhor valor pelos bens e serviços que recebe, já que esse processo geralmente envolve a concorrência entre os fornecedores.

Conclusão

A GoBuyer é uma plataforma de aquisição em nuvem bem arquitetada que pode ajudar os gerentes de compras a obter visibilidade de seus ativos, acelerar a prestação de serviços e aumentar a eficiência geral da nuvem.

Nesse sentido, ele oferece um rico conjunto de recursos para processos de automação, alocação de recursos, monitoramento e análise de operações de aquisição e, é claro, otimização de custos.

Se você deseja economizar custos, tempo e esforço com as melhores ferramentas e práticas de automação, é hora de começar a aproveitar os recursos da nossa plataforma.