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Strategic Sourcing no Supply Chain 4.0

O mundo digital trouxe uma nova era de tecnologia e inovação que está transformando a maneira como as empresas operam.

A Supply Chain 4.0 é a mais recente onda de disrupção no setor de supply chain e está inaugurando uma nova era de eficiência e produtividade.

Este artigo explorará o conceito de Strategic Sourcing na Supply Chain 4.0, seus benefícios, casos de uso e exemplos.

O que é a cadeia de suprimentos 4.0?

Supply Chain 4.0 é um termo usado para descrever a digitalização da cadeia de suprimentos e seus processos relacionados.

É um termo cunhado para descrever a quarta revolução industrial, que se caracteriza pela integração de dados, tecnologia e automação na cadeia de suprimentos.

A Supply Chain 4.0 é um grande passo à frente na evolução da cadeia de suprimentos e está ajudando as empresas a se tornarem mais eficientes e ágeis.

Em sua essência, ela consiste em aproveitar os insights orientados por dados para tomar melhores decisões e automatizar processos.

É uma abordagem que permite que as empresas otimizem suas operações de cadeia de suprimentos com a integração de novas tecnologias e o uso de dados.

A Supply Chain 4.0 inclui o uso de análise preditiva, a integração de novas tecnologias, a automação de processos e o uso de inteligência artificial (IA).

Ao aproveitar essas tecnologias, as empresas podem otimizar suas operações de cadeia de suprimentos e reduzir custos.

Como essa mudança está inovando o Strategic Sourcing?

A única diferença entre o sourcing tradicional e o Strategic Sourcing é o método e o período de tempo necessário para que o sourcing real seja bem-sucedido.

No caso do sourcing tradicional, serão necessários dias, semanas ou até meses para que a equipe de compras possa encontrar uma fonte confiável para os materiais.

Normalmente, o processo de sourcing envolveria o preenchimento de determinados formulários pelos fornecedores, como os formulários de Solicitação de Informações (RFI) e de Solicitação de Cotação (RFQ).

Esses formulários capturam todas as informações de que as equipes de compras precisam para comparar possíveis fornecedores. 

Sem um sistema de Strategic Sourcing, esses dados precisariam ser coletados e inseridos em planilhas para serem analisados manualmente.

Entretanto, uma ferramenta de Strategic Sourcing, tais como plataformas de compras, automatizará esse processo coletando, armazenando e analisando as informações do fornecedor em seu nome.

Um sistema de Strategic Sourcing normalmente tem os seguintes recursos:

  • ‍Lógica condicional: a maioria das ferramentas de Strategic Sourcing usará a lógica condicional para analisar o desempenho de diferentes fornecedores em diferentes cenários. Isso facilita a previsão de como determinados fornecedores se compararão em diferentes condições sem ter que fazer os cálculos manualmente.
  • Criação de documentos: É comum que as plataformas de Strategic Sourcing forneçam a funcionalidade necessária para redigir documentos de licitação e anunciá-los. Os usuários podem criar documentos de licitação a partir de modelos existentes e preenchê-los automaticamente dentro desse tipo de ferramenta de aquisição.
  • Armazenamento de documentos: as ferramentas de Strategic Sourcing fornecem um local centralizado para armazenar todos os formulários que você precisa dos fornecedores, facilitando a localização e o acesso a eles. Algumas ferramentas de aquisição mais abrangentes podem até oferecer armazenamento de contratos também. 

Um sistema de Strategic Sourcing permite que as equipes de compras reduzam o trabalho administrativo envolvido na busca de novos fornecedores. Ele também proporciona uma experiência mais tranquila para fornecedores e equipes de aquisição durante o processo de sourcing.

Quais os benefícios dessa transição para um processo de Strategic Sourcing?

O sourcing é uma parte importante do processo geral de aquisição para qualquer organização que pretenda comprar commodities, materiais, mercadorias, produtos/serviços de alto volume ou alto valor.

Mas pode ser um processo complicado, que pode causar estresse adicional e sobrecarga em uma situação que já pode ser de alto risco. 

Há muitas partes móveis e etapas envolvidas no processo de sourcing, desde o início de sua busca inicial por uma solução adequada, passando pela análise das propostas apropriadas, até a escolha final do fornecedor ideal.

1. Transparência por meio da tecnologia

A maioria das plataformas de compras é capaz de fornecer feedback em tempo real por meio de ferramentas de análise e classificação por itens.

Isso significa que não apenas os compradores têm uma visão geral da posição de todos os seus fornecedores e do que eles têm a oferecer, mas os fornecedores também obtêm inteligência competitiva sem precedentes.

A percepção do que os concorrentes estão oferecendo, por exemplo, em leilões reversos, coloca a estratégia de preços do próprio fornecedor em uma perspectiva mais clara.

2. Nivela o campo de atuação de todos os fornecedores

As plataformas de Strategic Sourcing garantem que todos os fornecedores tenham acesso igual às mesmas informações do comprador.

Isso promove o jogo limpo entre todos os participantes e garante que todos possam ver as mesmas perguntas e respostas.

Por outro lado, a remoção da parcialidade do processo de aquisição garante que os compradores obtenham as melhores ofertas e opções possíveis dos fornecedores.

3. Economiza tempo para todas as partes envolvidas

Há muitas idas e vindas quando se trata do processo de aquisição.

Os briefings, por si só, podem consumir horas – se não dias – de uma agenda já ocupada. E isso sem contar as negociações.

Permitir que compradores e fornecedores acessem modelos padrão e colaborem por meio de um sistema central acessível a todas as partes interessadas relevantes pode simplificar drasticamente o processo para todos.

Conclusão: Um novo Strategic Sourcing

Ao escolher as ferramentas de aquisição corretas para sua empresa, é importante considerar quais processos de aquisição são menos eficientes para começar.

Pode ser que você gaste muito tempo tentando rastrear e monitorar manualmente os gastos, ou que os contratos de aquisição estejam se tornando um dreno no tempo do departamento jurídico à medida que o volume de contratos aumenta. 

Ao identificar quais processos estão distraindo você do trabalho de maior valor, você terá uma ideia melhor dos problemas que deseja que sua próxima ferramenta de aquisição resolva. 

É claro que você também deve considerar outros fatores ao comparar as ferramentas de aquisição, como elas se encaixam no seu orçamento, com quais outras plataformas elas se integram e a facilidade de adoção pelos usuários.