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O que é o processo de precificação em Procurement?

A sensibilidade ao preço é um dos principais fatores que envolvem as escolhas de clientes entre empresas.

Atualmente, os clientes estão bem informados sobre suas compras e são sensíveis ao preço porque desejam obter o máximo de benefícios por seu dinheiro e tempo.

É por isso que criamos este guia, que aborda tudo o que você precisa saber sobre como definir o preço de um produto.

Ele também aborda os componentes importantes de uma estratégia de preços eficaz e os modelos de preços populares usados nos negócios atualmente.

O que é a precificação?

Em compras, um mecanismo de precificação é um sistema ou processo usado para determinar os preços de bens ou serviços.

Isso pode ser feito por meio de negociação, análise de mercado ou outros meios.

As estratégias de preços diferem segundo o setor, os clientes-alvo e até mesmo o custo dos produtos.

No comércio eletrônico, por exemplo, os modelos de preços baseados em assinatura são comuns.

Em mercados mais competitivos, os preços competitivos costumam ser o caminho a ser seguido.

Os mecanismos de precificação são importantes nas aquisições porque ajudam compradores e vendedores a chegar a um acordo sobre um preço justo para bens ou serviços.

Os mecanismos de precificação são as diferentes maneiras pelas quais os preços são definidos para bens e serviços.

Os tipos mais comuns de mecanismos de precificação são leilão, lance e preço fixo.

  • Leilão: Em um leilão, os compradores competem entre si para comprar um bem ou serviço pelo menor preço possível. Os leilões podem ser abertos ou fechados. Os leilões abertos são públicos e qualquer pessoa pode participar. Os leilões fechados são privados e somente participantes pré-aprovados podem participar.
  • Lance: Em um processo de licitação, os possíveis vendedores enviam ofertas (lances) a um comprador por um bem ou serviço. O comprador então escolhe a melhor oferta com base no preço e em outros fatores, como qualidade ou prazo de entrega.
  • Preço fixo: Um contrato de preço fixo é aquele em que o comprador concorda em pagar um preço definido por um bem ou serviço, independentemente de quaisquer alterações nas condições de mercado. Esse tipo de contrato é geralmente usado quando o comprador sabe exatamente o que quer e há pouco risco de que o preço de mercado mude significativamente.

O custo de aquisição é um dos fatores mais importantes na compra de um produto ou serviço.

Ele pode ajudá-lo a economizar dinheiro na compra e também a escolher a melhor opção para suas necessidades.

Há alguns aspectos a considerar ao calcular seu custo de aquisição. O primeiro é o tipo de produto ou serviço que você deseja comprar. Em seguida, você precisa pensar nos custos específicos associados a esse produto ou serviço. 

Por fim, você precisa considerar quanto tempo e recursos serão necessários para adquirir o produto ou serviço.

Isso inclui tudo, desde custos de pesquisa até taxas de remessa e manuseio.

Ao levar em conta todos esses fatores, você pode obter uma estimativa realista do custo de aquisição.

Qual o valor de um processo de precificação?

O elemento mais importante de sua estratégia de preços é que ela precisa sustentar seu negócio. Seu preço de venda precisa poder mantê-lo no negócio.

Se os produtos forem definidos a um preço alto e os clientes em potencial não comprarem, você perderá participação no mercado.

Se os preços forem muito baixos, você estará vendendo com prejuízo ou com uma margem de lucro insustentável. Isso dificulta o crescimento em escala.

É claro que, às vezes, pode fazer sentido vender um determinado produto a um preço mais baixo se você descobrir que isso aumenta o valor do tempo de vida do cliente, mas isso sempre deve ser feito de forma estratégica.

Há outros fatores importantes que devem ser considerados em sua precificação, como, por exemplo, o preço em relação aos concorrentes, as tendências de consumo e o que as diferentes estratégias de precificação significam para sua empresa e para as expectativas dos clientes.

Seus clientes atuais também podem lhe dar uma ideia se você pode ou não aumentar seus preços.

Você pode começar a testar um preço mais alto para um pequeno segmento de seus clientes atuais e ver como eles reagem.

Tipos de estratégias de precificação

As empresas de diferentes setores podem adotar uma ou mais das seguintes estratégias:

1. Desnatação de preços

Envolve a definição inicial de um preço alto e sua redução ao longo do tempo.

A ideia por trás dessa estratégia é recuperar o lucro máximo antes que os concorrentes entrem no mercado.

É ideal para atrair compradores de alta renda que se consideram criadores de tendências.

A política é popular em marcas que dependem de tendências de rápida evolução, como varejistas de eletrônicos e varejistas de moda.

Os varejistas lançam produtos com preços premium e ajustam a taxa para baixo com o tempo.

2. Preços de penetração

É uma estratégia ideal quando uma empresa está lançando um novo produto em um mercado competitivo.

As entidades também usam o método para ganhar participação de mercado rapidamente. Uma empresa começa oferecendo preços mais baixos que os de outros concorrentes e aumenta gradualmente as taxas depois de ganhar tração.

Com uma probabilidade de perda inicial, a empresa adota outras estratégias de marketing e de marca para criar uma base de clientes fiéis.

3. Precificação por custo

É uma estratégia fácil, pois não requer pesquisa de mercado. Ela envolve pegar o custo de produção e adicionar uma pequena porcentagem a ele.

Essa abordagem é perfeita para produtos físicos. Uma empresa que usa o preço de custo adicional raramente considera as estratégias dos concorrentes e as demandas dos consumidores.

4. Preços premium

As empresas que adotam essa estratégia têm um nome de marca confiável e uma forte vantagem competitiva. O método permite que você crie um valor percebido para sua marca. Um preço alto é um critério decisivo aqui e os consumidores buscam bens e serviços de alta qualidade. Uma empresa pode baixar os preços, mas os clientes ainda querem essa sensação de exclusividade e luxo.

5. Preços baseados em valor

Os consumidores tendem a escolher os preços que correspondem ao valor percebido de um produto.

Uma empresa usa esse método para definir a taxa de acordo com o valor percebido de sua marca.

É ideal para negócios baseados em assinaturas e, desde que os clientes estejam dispostos a comprar, as entidades cobram o máximo que puderem.

Isso envolve o quanto o cliente acredita que o produto é benéfico ou de alta qualidade.

Observação: ao usar o método, é importante que as entidades entendam o estado do mercado, as necessidades e a motivação do consumidor e a reputação da marca.

A pesquisa e a análise das informações e métricas do cliente exigem tempo e recursos.

Conclusão

Entender o que é um mecanismo de precificação pode ser muito benéfico no processo de aquisição.

Ele permite que as organizações determinem o melhor preço para bens e serviços e, ao mesmo tempo, as protege de possíveis discrepâncias.

Ao usar mecanismos justos, transparentes e estruturados adequadamente, as organizações podem garantir melhor a obtenção de produtos de qualidade a preços competitivos sem sacrificar seu poder de compra ou comprometer o valor.

Isso permite que elas maximizem a eficiência e a lucratividade em suas cadeias de suprimentos.