Strategic Sourcing refere-se ao processo de identificação do perfil de gastos de uma organização e sua base de fornecedores para garantir que seus requisitos comerciais estejam alinhados com os mesmos.

À medida que empresas continuam a aproveitar o poder da globalização para melhorar o desempenho, o papel de adquirir bens e serviços de fornecedores de forma eficiente tornou-se inevitável.

Questões como volatilidade econômica e política, ruptura tecnológica, etc., tornaram o mercado uma concorrência feroz.

Portanto, é importante que as organizações adotem habilidades e processos eficazes de Strategic Sourcing para maximizar seu desempenho e eficiência comercial a fim de obter uma vantagem competitiva sobre seus pares.

O que é Strategic Sourcing?

Strategic Sourcing envolve o desenvolvimento de uma avaliação e reavaliação proativa, holística e contínua das atividades de sourcing em uma organização.

Ele visa atingir o menor Custo Total de Propriedade (TCO), juntamente com um risco mínimo na cadeia de fornecimento.

Assim, reflete o relacionamento da organização com seus parceiros de sourcing como um loop em vez de um processo unidirecional.

Dessa forma, um perfil profundo dos fornecedores e suas principais capacidades é desenvolvido e alinhado periodicamente com as exigências da organização.

Strategic Sourcing vê os fornecedores como parceiros de valor crucial e visa a construção de relações sustentadas e colaborativas.

O laço cliente-fornecedor é avaliado em cada etapa de seu ciclo de vida a fim de assegurar que as necessidades das organizações sejam contínua e eficientemente atendidas.

Para atingir este objetivo, o Strategic Sourcing alavanca a análise de gastos, avaliação de fornecedores, gerenciamento de relacionamento com fornecedores e pesquisa de mercado detalhada.

Vantagens do Strategic Sourcing

Agora que o conceito de Strategic Sourcing é mais claro, é importante entender seus benefícios e por que faz sentido que mais organizações o adotem.

As vantagens que podem ser citadas são diversas, mas aqui daremos especial atenção para 4 delas:

#1 – Aumento na redução de custos

Os benefícios mais óbvios que as empresas experimentam com Strategic Sourcing está na área de economia de custos.

Ter uma estratégia de sourcing formalmente adotada e bem definida pode economizar dinheiro das organizações de diversas maneiras.

Primeiro, você pode identificar fornecedores selecionados que oferecem o melhor valor.

Além disso, é possível negociar preços unitários mais baixos contra compras de alto volume.

E finalmente, a aquisição é realizada separada de fatores externos, como as condições de mercado, o que maximiza os lucros e lhe oferece uma vantagem competitiva.

#2 – Construção de relações com os fornecedores

O Strategic Sourcing ajuda uma organização a construir relacionamentos de longo prazo com seus fornecedores.

Ao reforçar o foco nas capacidades essenciais dos fornecedores e assegurar os parceiros certos para o objetivo, ele ajuda a criar uma sinergia entre os dois lados.

Fazer a seleção correta do fornecedor desempenha um papel fundamental na criação de sinergia entre fabricantes e fornecedores – e é aqui que o sourcing tem um papel importante.

Ao compreender plenamente os objetivos de sourcing e concentrar-se nas capacidades essenciais do fornecedor, os fabricantes podem selecionar parceiros de alto valor com maior grau de certeza de que uma relação de longo prazo e colaborativa se desenvolverá.

#3 – Espaço para Melhoria Contínua

O Strategic Sourcing não é uma atividade pontual. Ela exige uma avaliação e reavaliação contínua dos seus processos.

Como resultado, é um ciclo sustentado de melhoria, onde os gestores ou executivos podem identificar áreas de melhoria e construir a partir delas.

Além disso, permite que as partes interessadas tomem decisões informadas para itens como o desenvolvimento futuro do modelo de negócios, capitalizando as oportunidades de mercado e mantendo-se competitivas.

Implementando Strategic Sourcing na sua Organização

Embora um único processo possa não corresponder às especificações e exigências de cada organização, podemos delinear uma estrutura básica que possa orientar o processo de Strategic Sourcing:

  1. Identificação e Categorização dos Perfis de Gastos

Para iniciar o processo, identifique as áreas de gastos existentes em todas as áreas da organização e classifique-as com base no quão crítica/não crítica ela é.

A categorização ajuda a priorizar as atividades de sourcing para cada área de gastos.

Se necessário, outros critérios de categorização que melhor se adaptem aos requisitos do negócio também podem ser desenvolvidos (por exemplo: gastos domésticos/internacionais, gastos diretos/indiretos).

Nesses casos, é importante fazer uma análise de risco das categorias de gastos escolhidas para ajudar a priorizar e desenvolver estratégias.

  1. Construção de uma estratégia de Sourcing

O segundo passo inclui a construção de uma estratégia sobre como cada área de gastos categorizada será abordada.

Isto envolve identificar os requisitos das unidades de e definir metas, objetivos e cronogramas correspondentes para cumpri-los.

Isto também requer a construção de um fluxo de comunicação para que todas as partes relevantes aos respectivos projetos de sourcing tenham clara visibilidade das próximas atualizações.

  1. Análise do mercado de fornecedores

O terceiro passo é executar uma análise profunda dos fornecedores atuais e futuros para compreender e avaliar os perfis relevantes.

Isto inclui analisar a receita ou participação de mercado dos parceiros para entender sua posição no mercado e desempenho industrial, juntamente com os riscos e oportunidades que envolvem o mercado de fornecedores.

  1. Seleção de Fornecedores

Uma vez concluída a pesquisa de mercado, a quarta etapa é fazer uma busca detalhada acerca dos fornecedores mais promissores.

É importante ter em mente os requisitos exatos da organização, assim como os objetivos finais e as expectativas de desempenho, para que se tenha uma compreensão clara do que a organização precisa.

As informações apresentadas fornecerão dados detalhados – a estrutura de preços, disposições de entrega e garantia, especificações de produtos/serviços, etc.

Após a coleta dos dados enviados e a identificação dos critérios de seleção, é hora de escolher os fornecedores que possam oferecer o mais alto nível de economia de custos juntamente com qualidade de entrega.

  1. Medição do desempenho do fornecedor

O processo de Strategic Sourcing não termina com a escolha de um fornecedor.

O quinto passo é medir efetivamente o desempenho dos selecionados em relação aos requisitos e objetivos da organização.

É importante envolver-se no acompanhamento periódico do desempenho e identificar áreas para melhoria.

Isto pode ajudar significativamente organizações a entenderem os riscos do fornecedor e projetar estratégias para mitigar todas as possíveis rupturas na cadeia de fornecimento.

  1. Implementação da Gestão de Relacionamento com Fornecedores

O sexto passo é aplicação da Gestão de Relacionamento com Fornecedores no processo de Strategic Sourcing, que faz do relacionamento entre a organização e os fornecedores um loop ao invés de um processo unidirecional.

Ela aumenta o nível de colaboração entre uma organização e seus fornecedores ao transformar uma mera relação cliente-comprador em parceiros de valor estratégico.

Ambas as partes participam na construção de propostas e estratégias inovadoras que otimizam as necessidades de sourcing da organização.

As relações que surgem de tal colaboração sinergética são de longo prazo e podem ser alavancadas para melhorar ainda mais o desempenho do fornecedor.

Mais do que ser o passo final no Strategic Sourcing, a GRF liga fornecedores e organizações de uma maneira que tanto os requisitos atuais quanto os futuros são atendidos da maneira mais eficiente e maximizadora de valor.

Conclusão

As organizações estão adotando Strategic Sourcing para estabelecer uma abordagem holística.

O objetivo é gerenciar suas necessidades de sourcing e construir uma abordagem mais pró-ativa para as várias interrupções na cadeia de fornecimento.

Ao alinhar os objetivos e requisitos comerciais aos fornecedores certos com as capacidades certas, as empresas maximizam seu desempenho e ganham uma vantagem competitiva sobre seus pares.

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