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Quais são os diferentes tipos de estratégias de sourcing?

Você conhece os diferentes tipos de estratégias de sourcing em compras?

É importante pensar em sua estratégia de procurement antes de iniciar o processo de compras.

Quando você usa a estratégia de sourcing errada, pode enfrentar custos mais altos, riscos mais elevados e fornecedores inadequados.

No entanto, se não tiver certeza de qual estratégia é a mais adequada para você, não se preocupe! Estamos aqui para ajudar.

Neste blog, exploraremos várias estratégias de sourcing em compras que podem ajudar a simplificar seu gerenciamento de compras. Continue lendo para saber mais!

O que é Sourcing?

Profissional de sourcing

Normalmente, sourcing é o processo de encontrar o fornecedor mais adequado que ofereça a qualidade dos produtos ou serviços a um preço que proporcione ao proprietário da empresa as margens de lucro necessárias. O sourcing e o gerenciamento de aquisições se encaixam como uma luva e uma mão. Mas antes de adquirir mercadorias, é essencial:

  • Encontrar fornecedores em potencial
  • Implementar um processo rígido de verificação

Isso garante que nenhum erro seja cometido durante o processo de sourcing, por poder ser caro retroceder. Embora a maioria dos líderes empresariais se concentre principalmente nos benefícios da redução de custos do sourcing estratégico, no mercado competitivo de hoje, as empresas líderes começaram a procurar criar valor sem ignorar a redução de custos e desperdícios.

Três fatores são fundamentais para o processo de sourcing, e são eles:

  1. Estrutura de custos
  2. Margens de lucro
  3. Competitividade

Todos os três fatores afetam empresas de todos os tamanhos.

Quais são os tipos principais de Sourcing?

Para implementar o sourcing com sucesso, você deve ter uma profunda consciência de todo o seu plano de negócios, o que inclui saber quais recursos são necessários, as forças de mercado em jogo, bem como os riscos específicos relacionados à implementação de determinadas estratégias.

O único objetivo do sourcing não deve ser a obtenção de bens e serviços baratos. Em vez disso, as operações de sourcing devem se concentrar na criação de conexões que beneficiarão ambas as partes.

Você pode optar por se envolver diretamente com atacadistas, fabricantes ou obter fontes de distribuidores, dependendo das suas necessidades e dos produtos que está tentando comprar.

Então, quais métodos você deve levar em conta?

1. Outsourcing

A terceirização de suprimentos transfere as funções da cadeia de suprimentos e de suprimentos para um terceiro.

As organizações geralmente terceirizam suprimentos para aproveitar seu conhecimento de mercado e seu conjunto de habilidades e cortar custos.

Os materiais e as atividades mais comumente terceirizados são os materiais indiretos (e mão de obra), chamados de aquisição indireta.

A maioria das empresas terceiriza suas funções jurídicas e de TI e vê isso como uma medida para completar seu pool de talentos já existente.

A terceirização é legal, e os serviços de TI contrastam com a prática de organizações ou empresas que terceirizam suas funções de RH ou de contratação, geralmente para reduzir os custos associados às despesas gerais.

Portanto, o único objetivo da terceirização é reduzir custos, embora o aproveitamento do conhecimento especializado de fornecedores externos seja consideravelmente considerado uma vantagem comparativa.

2. Insourcing

Insourcing é quando uma empresa envolve e utiliza totalmente sua força de trabalho interna ou seus funcionários para realizar e cumprir suas funções rotineiras de aquisição e cadeia de suprimentos.

As funções, responsabilidades e autoridades de sourcing são delegadas a pessoas dentro da organização que cumprem esses mandatos sem terceirização. Nessa estratégia de aquisição, uma organização usa essencialmente seu pessoal e seus recursos para atender às suas necessidades diárias da cadeia de suprimentos.

3. Near-sourcing

Os custos de transporte são responsáveis por quase 60% dos custos de fabricação. Além disso, o produto precisa ser transportado até o mercado-alvo.

A figura acima não leva em conta o custo de transporte incorrido para transportar insumos de recursos (materiais, mão de obra ou máquinas) para o chão de fábrica.

Quando você considera os custos cumulativos de transporte envolvidos no projeto, no desenvolvimento e na distribuição de um produto, percebe o quanto o transporte é caro na cadeia de suprimentos.

O near-sourcing é uma estratégia de aquisição que coloca as operações perto do mercado-alvo ou de onde os produtos finais são vendidos.

As organizações que usam o near-sourcing não separam suas operações do mercado-alvo.

Tudo ocorre em um só lugar: sourcing, fabricação e fornecimento. As organizações que usam o near-sourcing operam em espaços confinados da cadeia de suprimentos porque tudo acontece em uma única localização geográfica.

Felizmente, essa estratégia traz enormes benefícios associados à economia de custos de transporte. As organizações que investem em terrenos vazios podem usar o near-sourcing para aproveitar a economia de custos de armazenamento.

4. Integração vertical

A integração vertical é o processo de fusão de duas ou mais empresas localizadas em diferentes níveis de produção/distribuição, mas dentro do mesmo setor.

Por exemplo, uma empresa de processamento de cimento pode adquirir uma empresa de mineração de calcário para otimizar as funções de gerenciamento de suprimentos e compras.

Portanto, quando uma organização compra um fornecedor que fornece insumos de recursos, isso é chamado de integração para trás. E quando ela adquire empresas em sua linha ou cadeia de distribuição, isso é conhecido como integração direta.

5. Muitos ou poucos fornecedores

Uma estratégia de aquisição com muitos fornecedores é para produtos de commodity única, e a compra é baseada no preço.

A compra de fonte única é o fornecimento baseado em fornecedores únicos e selecionados, embora existam outros fornecedores que ofereçam o mesmo produto.

Sole Sourcing significa compras feitas de um único fornecedor. Embora as compras de fonte única e exclusiva possam ser de alto risco, elas podem trazer enormes benefícios.

6. Joint ventures

As joint ventures são organizações criadas por duas ou mais partes.

Essas entidades são caracterizadas por propriedade compartilhada, benefícios e riscos compartilhados e governança compartilhada.

O objetivo das joint ventures é a combinação de esforços e contribuições que visam o desenvolvimento de um único projeto com fins lucrativos.

No gerenciamento de compras e nos processos da cadeia de suprimentos, as joint ventures proporcionam escalabilidade e reduzem os riscos.

As organizações sempre podem acessar produtos semelhantes de diferentes fornecedores, eliminando assim o risco de falta de produtos em estoque.

Conclusão

Sourcing de longa distância

O mundo das estratégias de sourcing é um domínio multifacetado em que as empresas tomam decisões que repercutem em todas as suas operações.

Seja aproveitando o controle do insourcing, a eficiência de custo da terceirização, o alcance global do offshoring ou os benefícios da proximidade do nearshoring, cada estratégia vem com seu próprio conjunto de prós e contras.

À medida que as empresas avançam em um mercado global interconectado e em rápida mudança, a seleção de uma estratégia de sourcing exige uma consideração meticulosa.

Não existe uma solução única para todos, mas sim um espectro de opções que precisam ser adaptadas às necessidades e aos objetivos exclusivos de uma empresa.

Ao compreender os meandros de cada estratégia e os fatores que influenciam sua seleção, as empresas podem embarcar em uma jornada de tomada de decisão informada, levando a uma maior competitividade, operações simplificadas e crescimento sustentável no cenário em constante evolução do comércio.