Sourcing e procurement são dois processos estreitamente relacionados, mas totalmente diferentes, responsáveis pela aquisição de bens e serviços para uma organização.

Ambos são cruciais na construção e manutenção de uma cadeia de fornecimento eficaz para permitir que uma empresa forneça bens e serviços a seus clientes de forma consistente.

Nesse contexto, embora os profissionais de compras utilizem os termos sourcing e procurement de forma intercambiável, eles são na verdade dois processos relacionados, mas diferentes.

Portanto, vamos dar uma olhada no que cada termo significa, como ele deve ser usado e quando.

O que é Sourcing?

Sourcing é o processo de verificação, seleção e gerenciamento de fornecedores que podem fornecer os materiais que uma organização precisa para o funcionamento do dia-a-dia.

Sourcing é a tarefa de realizar pesquisas, criar e executar estratégias, definir métricas de qualidade e quantidade e escolher fornecedores que atendam a estes critérios.

Ao fazer isso, o sourcing mantém a cadeia de fornecimento da organização e garante que a organização sempre tenha acesso às ferramentas de que precisa para cumprir seus objetivos.

Para implementar o sourcing com sucesso, um gestor deve ter uma compreensão completa de toda a sua estratégia comercial.

É preciso saber quais recursos são necessários para executar essa estratégia e as forças de mercado e os riscos específicos associados à implementação de abordagens específicas.

Adquirir bens e serviços baratos não deve ser o único objetivo do sourcing.

Ao invés disso, as equipes de compras devem centrar as atividades de sourcing no desenvolvimento de relações mutuamente benéficas.

Dependendo de suas necessidades de sourcing e dos bens que você está tentando adquirir, você pode escolher trabalhar diretamente com atacadistas, fabricantes ou fontes dos distribuidores.

Por que o Sourcing é importante?

O primeiro passo para construir a cadeia de suprimentos correta é o fornecimento dos produtos e serviços.

Há também a necessidade de equilibrar a qualidade dos produtos e das matérias-primas que se necessita.

Um processo de fornecimento bem executado permite que sua empresa estabeleça cadeias de fornecimento consistentes e previsíveis; por sua vez, as prateleiras permanecem bem abastecidas, mantendo os clientes satisfeitos.

Quando o sourcing é feito corretamente, ele pode afetar positivamente a imagem de sua marca e ajudar a criar lealdade à marca.

O sourcing estratégico também ajuda na gestão de custos, proporcionando benefícios tanto para os compradores quanto para os fornecedores.

A negociação de preços unitários mais baixos para compras de alto volume reduz o custo das mercadorias, o que permite que a empresa mantenha seus preços competitivos.

Por outro lado, os fornecedores se beneficiam ao ter uma saída consistente para suas mercadorias, tornando o planejamento e o fluxo de caixa mais confiáveis.

O que é Procurement?

Procurement é o processo de aquisição dos bens e serviços que uma organização necessita para suas operações.

Ele envolve todas as etapas para reunir os materiais necessários para seus produtos e serviços através de fornecedores.

O procurement é um processo de ponta a ponta que abrange atividades como planejamento, negociação de preços, requisições de compra, pedidos de compra e controle de estoque.

Qual é a importância do procurement?

Sem procurement, seria impossível para a maioria das operações comerciais funcionar.

O Procurement garante que todos os itens e serviços sejam adquiridos adequadamente para que os projetos e processos possam prosseguir com eficiência e sucesso.

Mais do que uma necessidade comercial, procurement pode ser alavancado como uma vantagem competitiva para economizar dinheiro, tempo e recursos.

De fato, a redução de custos, evitando atrasos e erros e maximizando os recursos, é apenas parte da razão pela qual o Procurement desempenha um papel importante no resultado final de uma empresa.

O Procurement pode ser responsável pela negociação de produção lucrativa e contratos com fornecedores, liderar novos processos inovadores e desempenhar um papel importante para tornar global uma operação comercial doméstica.

Da mesma forma, ele também pode desempenhar um papel importante na liderança da responsabilidade social ao buscar proativamente diversos fornecedores.

Procurement vs. Sourcing: Qual é a diferença?

Há uma pequena confusão no que diz respeito a termos como procurement, aquisição e sourcing.

A terminologia é relacionada e às vezes utilizada de forma intercambiável, mas cada uma tem um significado distinto.

Como um líder em compras ou negócios é preciso uma compreensão completa das diferenças para ajudá-lo a compreender melhor o processo de procurement. 

Normalmente, procurement se preocupa com todas as etapas de compra de bens e serviços que são vitais para uma organização.

Procurement é encarregado de adquirir bens de alta qualidade no momento certo para atender às necessidades da empresa.

O processo de procurement ajuda um gestor a obter uma visão completa e controle sobre os hábitos de gastos de sua empresa, minimiza erros e gastos fraudulentos e aumenta a eficiência através da racionalização do ciclo de compras.

Por outro lado, o sourcing se concentra em encontrar o melhor fornecedor possível de bens e serviços e negociar os termos contratuais mais favoráveis.

Dessa forma, o sourcing é um subprocesso de procurement e vem antes que qualquer compra seja feita.

Em resumo, o sourcing agrega valor ao ciclo de compras, estabelecendo relações sólidas com os fornecedores que ajudam a garantir qualidade e disponibilidade consistentes de produtos ou serviços.

Ele é menos complexo e tem menos componentes móveis, envolvendo a definição de requisitos internos, a busca de fornecedores, a organização de eventos e a avaliação de fornecedores.

O que é Sourcing Estratégico?

A globalização tem ampliado o nível de competição nas arenas de negócios.

Portanto, tornou-se primordial para as organizações alavancar o poder da globalização e melhorar o desempenho.

Por isso, o papel de efetivamente adquirir bens e serviços de fornecedores tornou-se inevitável.

O sourcing estratégico refere-se à adoção de várias estratégias e modelos de sourcing para minimizar riscos e custos enquanto aumenta o valor de compra.

Ele trabalha para encontrar os melhores fornecedores, qualidade e preço para os bens e serviços que sua empresa precisa.

Seus benefícios incluem:

  • Economia de custos a longo prazo
  • Matérias-primas de melhor qualidade
  • Melhor compreensão do mercado
  • Aumento do poder de negociação

Como o digital transforma Sourcing e Procurement

Se você tem interesse em otimizar seus processos de compra e sourcing de fornecedores, pode ser de interesse para a empresa explorar o mundo das plataformas de compras.

Estes são sistemas completos especialmente desenvolvidos para automatizar e facilitar as etapas de aquisição.

Para saber mais sobre as ferramentas oferecidas pela plataforma GoBuyer, é só se registrar clicando aqui ou assinar a nossa newsletter!