A gestão de fornecedores é um processo chave em qualquer processo de logística.

Uma coisa é conhecer seus objetivos comerciais e otimizar os recursos internos – e outra é gastar tempo construindo e mantendo relacionamentos com fornecedores externos.

A maneira como uma empresa gerencia as relações com fornecedores determina a eficiência da gestão de sua Supply Chain na mesma medida.

Neste post, damos uma olhada de perto no processo de gestão de fornecedores para ajudá-lo a identificar problemas com os mesmos, executar gestão de riscos e construir um sistema de gestão de fornecedores com o máximo valor para o seu negócio.

O que é Gestão de Relacionamento com Fornecedores?

A gestão de relações com fornecedores (Supplier Relationship Management) é uma parte da gestão da cadeia de fornecimento que abrange a construção de relações estratégicas com fornecedores que beneficiam o negócio e promovem a economia de custos.

Isto envolve a coleta de informações de fornecedores e o rastreamento de dados, a execução de avaliações de desempenho e risco e a garantia da conformidade em todos os parceiros, em benefício do cliente final.

A solução e os processos de gestão de fornecedores serão diferentes de empresa para empresa.

Entretanto, há algumas características e desafios que a gestão de fornecedores tem em todas as indústrias, e isto é o que estudaremos na seção abaixo.

Como funciona a Gestão de Fornecedores?

O processo de gestão de fornecedores refere-se às quatro etapas do estabelecimento de relações com fornecedores de qualidade.

Elas refletem o ciclo de vida do fornecedor e refletem os passos básicos que cada empresa dá ao construir e manter relações com os fornecedores.

Qualificação

A qualificação abrange a pesquisa estratégica de fornecedores e a avaliação de seu valor potencial em toda a cadeia de fornecimento.

Isto inclui a avaliação do risco do fornecedor e dos gastos gerais relacionados a cada colaboração em perspectiva no contexto de uma estratégia de compras mais ampla.

A qualificação completa é crucial para garantir que você não perca tempo com fornecedores que não são os adequados para você.

Segmentação

A segmentação refere-se a uma parte do ciclo de vida do fornecedor que envolve uma gestão mais abrangente das informações do fornecedor.

Nesta fase, os fornecedores são divididos em categorias com base em sua conformidade com determinadas métricas e dados de desempenho.

Colaboração

Colaboração é o relacionamento real entre fornecedores que é construído em torno dos serviços que sua operação logística oferece.

Ela começa com a assinatura de um contrato e o onboarding – e evolui para insights de desempenho em tempo real e feedback do cliente sobre o serviço.

Softwares de gestão de fornecedores e outros truques

No negócio de logística, a gestão de fornecedores conta com estratégias robustas e softwares de gestão especificamente desenvolvidos para esse propósito dentro da cadeia de fornecimento

Portal do fornecedor

Dentro do contexto maior de sua operação logística, é crucial manter todos os sistemas e softwares em sincronia.

Para garantir uma transferência tranquila dos dados do pedido, uma boa opção para gestores é integrar seu software de Gestão de Recursos Empresariais.

Ter uma configuração como esta lhe dá uma vantagem competitiva sobre as empresas que importam informações de fornecedores relacionadas a pedidos manualmente ou de múltiplas fontes.

A gestão de uma operação logística fica muito mais fácil quando se tem dados de pedidos vindos diretamente dos fornecedores.

Um sistema de gestão de fornecedores eficiente processará os pedidos, executará o roteamento e a otimização da frota e permitirá que cada gestor acompanhe suas entregas em tempo real para melhorar sua visibilidade operacional.

Possivelmente a melhor parte de ligar seus fornecedores à sua solução de gestão de transporte é ajudá-los a digitalizar suas próprias operações e apoiar sua digitalização.

Sistema de gestão de compras

Uma plataforma de compras vai além de um software de gestão geral ou de um portal de vendas no seu ERP.

Para obter uma visão abrangente do desempenho de cada fornecedor e conhecer seu gasto geral, é preciso extrair dados de seu sistema de uma maneira que ferramentas mais generalizadas não oferecem.

O desempenho do fornecedor envolve muitos processos e a avaliação das capacidades, riscos e custos é impossível sem um sistema de gestão de desempenho robusto.

A aquisição é complicada, assim como a gestão de fornecedores. Mas se você administra o ciclo de vida de seu fornecedor e conhece seus processos, você pode melhorar suas capacidades gerais e fornecer serviços de alta qualidade que também promovem economia para o negócio.

Conclusão

Para gerenciar fornecedores, é preciso conhecer toda a sua cadeia de fornecimento e compreender o risco de embarcar o fornecedor errado.

Embora a gestão de fornecedores difira de indústria para indústria e de negócio para negócio, a gestão de relacionamento com fornecedores segue um ciclo de vida particular.

Compreender o seu ciclo de vida particular e ter soluções que suportem as necessidades operacionais, justifiquem o gasto e até mesmo promovam a economia ajudará gestores a alcançar o sucesso operacional e a se manterem competitivos.

Se você gostaria de saber mais sobre a GoBuyer como solução de plataformas de compras, é só se registrar gratuitamente clicando aqui!