À medida que as empresas buscam operações mais eficientes em todos os níveis, os softwares de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) é uma solução cada vez mais procurada para melhorar os processos no nível de aplicação comercial.

Os sistemas ERP unem diferentes aplicações de gestão, processos de negócios e fluxos de trabalho em uma única plataforma.

Ele pode levar a novas vantagens como melhor compartilhamento de informações, maior qualidade e precisão dos dados e visibilidade administrativa.

Apesar de todos os benefícios que podem vir de um sistema como esse, muitas empresas cometem o erro de selecionar uma solução ERP que se encaixa mal em seu modelo e objetivos comerciais.

Neste post abordamos algumas dicas sobre como selecionar o sistema ERP adequado para o seu negócio.

O que são os sistemas ERP?

Os sistemas de planejamento de recursos empresariais são softwares especializados que quebram silos de processos empresariais e organizam essas atividades e recursos em um sistema único, ou um grupo profundamente integrado de aplicações.

Uma ferramenta ERP nem sempre substitui outras ferramentas de planejamento empresarial, mas frequentemente organiza seus dados.

Muitos dos processos que os ERPs gerenciam são tarefas de controle, como gestão de folha de pagamento e de funcionários, planejamento da cadeia de suprimentos, gestão de ativos e de financeiro.

Com automação, integração e visualização de dados em mente, as soluções ERP são projetadas para agilizar o trabalho e as tarefas manuais para melhorar o planejamento empresarial, a democratização de dados e o gerenciamento de tarefas.

Quais funções são essenciais em um Sistema ERP?

As soluções ERP são projetadas para unir aplicações e processos em todos os casos de uso comercial.

A fim de impulsionar efetivamente a visibilidade e o desempenho para uma variedade de fluxos de trabalho departamentais, as plataformas ERP devem sempre incluir estas características básicas:

  • Integrações: Os vínculos de planejamento e gestão estendem-se da alta administração até o chão de fábrica. A capacidade de integração fácil com outras aplicações empresariais, tais como plataformas de compras e cotação online, é fundamental
  • Automação: A solução ERP ideal precisa facilitar a geração de relatórios, interação, alerta e transferência de dados automaticamente ou em horários programados.
  • Análise de dados: A maioria dos sistemas ERP inclui alguma forma de análise, mas alguns são mais básicos do que outros. Tenha certeza de selecionar uma opção que entregue o que o seu negócio precisa.
  • Relatórios: Relatórios flexíveis e personalizáveis são uma característica essencial para a alta administração, gestores financeiros e pessoal da contabilidade.
  • Regulamentação: Uma das funções mais vitais para qualquer software de planejamento de recursos empresariais é lidar com precisão com a parte legal dos processos: livros contábeis, registros contratuais e muito mais. 

Como selecionar o seu sistema ERP?

Todos os principais usuários, aplicações e processos comerciais diários serão afetados pela plataforma ERP que você selecionar e como sua equipe a configurar.

Se o time investir o tempo adequado e pesquisar para encontrar o sistema ERP certo, toda a empresa será capacitada para o sucesso à medida que começarem a selecionar módulos e a implantar a ferramenta em diferentes departamentos.

É importante prestar atenção aos recursos disponíveis em sua plataforma, quem pode e irá apoiar sua implementação ao longo do caminho, e como esta plataforma irá crescer com suas necessidades ao longo do tempo.

SIGE Cloud

O SIGE Cloud reúne módulos robustos e diversificados nas mais importantes áreas da gestão empresarial.

Esse sistema engloba Gestão Financeira, Vendas, Emissão de Notas Fiscais, Gestão de Clientes, Controles de Estoques e muitas outras integrações.

Ele também oferece sistemas completos de geração de relatórios e análise dos dados gerados pelos colaboradores.

O sistema ERP da SIGE Cloud possui ferramentas completas para todas as áreas de um negócio, desde Logística até Administrativo.

Linx ERP

O sistema ERP da Linx atende as principais operações de um negócio com eficiência, possuindo funções de coordenação de pedidos com parceiros internos e externos, gestão de estoque e fornecedores, monitoramento da supply chain e até administração dos processos contábeis.

A empresa oferece soluções de ERP customizadas para diversos setores do mercado, além de muitos outros softwares complementares para otimizar ainda mais esses sistemas ao contexto do negócio em questão.

Bling!

A plataforma da Bling tem foco em tornar os processos manuais mais eficientes e ágeis.

Esse sistema é 100% online e permite acesso de qualquer dispositivo, até mesmo celulares. Na mesma linha, também torna todos os processos facilmente realizáveis em poucos cliques, além de automatizar grande parte deles.

O sistema Bling possui uma API para integrar de forma  fácil e instintiva o seu ERP com outras plataformas, tais como sistemas de compra ou websites.

A importância das integrações nos sistemas ERP

Uma vez que um sistema ERP lida com muitas atividades diversas, esses softwares só atingem seu potencial máximo quando são conectados com outras aplicações e serviços que a empresa utiliza.

A integração com esses softwares proporciona uma visão unificada das informações de diferentes sistemas em tempo real, quer os dados tenham origem no ERP ou em outros sistemas.

Dessa forma ela aumenta a eficiência dos processos e fluxos de trabalho do negócio, aumentando a colaboração entre equipes.

A integração é imperativa para que as empresas possam realizar as iniciativas de experiência do cliente.

Um sistema ERP contém informações cruciais sobre finanças, produtos, cumprimento e outras informações relacionadas ao cliente.

E para gestores de compras, ele faz melhor uso dos dados em toda a cadeia de valor de sua empresa.

Uma visão completa dos dados em outros setores permite que os profissionais prevejam melhor a demanda do cliente, ajustando-se rapidamente às mudanças no mercado para acelerar o processo e comunicar-se de forma mais eficaz. 

Conclusão

Os sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais desempenham um papel crítico no ciclo de vida de uma empresa.

Eles oferecem ferramentas indispensáveis para qualquer negócio em crescimento e são transformadores quando aplicados do jeito certo.

Os sistemas ERP devem sempre estar conectados a outros sistemas e aplicações para fornecer uma visão de 360 graus do seu negócio.

A plataforma da GoBuyer oferece integrações com os principais sistemas ERP do mercado. Se você tem interesse em saber mais sobre esses serviços, acesse o link!