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Matriz de Kraljic: Otimizando a Gestão de Fornecedores

Uma parte importante da gestão de supply chain é a segmentação de sua base de fornecedores.

No fim das contas, selecionar a estratégia de compra mais apropriada para os produtos e serviços da organização é fundamental para qualquer gestor de compras.

Nesse artigo vamos abordar como a Matriz Kraljic pode ser usada para avaliar riscos e maximizar o lucro.

O que é a Matriz de Kraljic?

A aquisição é um processo importante para qualquer negócio que se concentra em fornecer a qualidade e a quantidade certa de produtos às pessoas.

É importante que uma empresa esteja ciente de como o processo afetará toda a estratégia de compras que estão usando com seus produtos ou serviços.

Primeiro teorizada por Peter Kraljic em um artigo na Harvard Business Review em 1983, a matriz de segmentação de compras de Kraljic visa orientar os compradores em um clima de mudanças econômicas, ambientais e tecnológicas.

A Matriz de Kraljic pode ser definida como um método de classificação do portfólio de compras.

O principal objetivo é identificar o peso estratégico de vários grupos de compras, tanto interna quanto externamente, para ajudar a adaptar suas estratégias de compras

O uso da Matriz Kraljic é uma forma de ajudar a tornar o processo mais fácil e mais inteligente.

Esta estratégia ajuda as empresas a minimizar a vulnerabilidade de sua cadeia de abastecimento e, ao mesmo tempo, maximizar o poder de compra que podem ter das mercadorias que estão oferecendo.

Como a Matriz de Kraljic funciona?

Na gestão da cadeia de abastecimento, a matriz Kraljic (ou modelo Kraljic) é um método utilizado para classificar a compra e os fornecedores em quatro classes.

Usando ela, uma empresa pode compreender melhor o lucro potencial em relação às fraquezas e vulnerabilidades da cadeia de fornecimento.

Ao estar ciente dos quatro quadrantes, não há dúvida de que os gestores de compras terão mais facilidade para lidar com seus processos de aquisição.

Eles podem tomar melhores decisões estratégicas, trabalhar nas relações que são fundamentais para o sucesso financeiro do negócio, e identificar itens de menor importância que podem funcionar melhor na busca de fontes alternativas ou mesmo possibilidades de terceirização.

No Modelo Kraljic, os 4 quadrantes são:

1. Itens não-críticos

Estes são componentes de baixo risco e de baixo impacto. 

São componentes que têm um impacto moderado na empresa e são encontrados em abundância em mercados de baixo risco (por exemplo, papéis, impressoras).

Para tais itens, o objetivo deve ser obtê-los de fornecedores confiáveis e eficientes, minimizando ao mesmo tempo a carga administrativa.

Embora todos os quadrantes trabalhem juntos para compor o quadro completo, devido à própria natureza deste quadrante e sua relação com o resultado final da empresa, este deve ser o quadrante a ser examinado em profundidade em primeiro lugar.

2. Itens de Alavancagem

Estes são componentes de baixo risco e de alto impacto. 

São componentes que têm um alto impacto na empresa e são encontrados em abundância, de modo que os fornecedores podem ser facilmente substituídos.

Para tais itens, as empresas usam seu poder de negociação para adquiri-los a um preço e condições favoráveis.

Portanto, embora o impacto financeiro sobre o negócio seja muito alto, as estratégias e considerações para estes itens são diferentes devido à grande variedade de opções disponíveis para adquiri-los.

Itens em oferta abundante tendem a funcionar bem com a licitação competitiva como parte da estratégia geral.

3. Itens de gargalo

Estes são componentes de alto risco e baixo impacto. 

Estes são componentes de risco, mas o impacto sobre a rentabilidade da empresa é baixo.

Para o curto prazo, as empresas precisam manter um estoque adequado.

A médio e grande prazo, as empresas precisam manter relações com os fornecedores para garantir um fornecimento ininterrupto.

Como resultado do reduzido impacto financeiro, estes itens são um pouco mais seguros para explorar outras opções.

É uma estratégia sólida para alimentar o relacionamento com o fornecedor, ao mesmo tempo em que se investiga e investiga outros recursos.

4. Itens estratégicos

Estes são componentes de alto risco e de alto impacto.

Os fornecedores desses componentes têm um impacto muito alto sobre a empresa.

Para estes itens, o objetivo deve ser desenvolver um relacionamento de longo prazo com o fornecedor.

A empresa também deve reconsiderar sua decisão de fazer/comprar esses componentes internamente.

Quais as vantagens de adotar a Matriz de Kraljic?

Nenhuma equipe de compras tem tempo ou recursos para construir relacionamentos significativos e profundos com cada fornecedor.

Mas ao invés de dispersar sua atenção por toda a base de fornecimento, muitas organizações praticam a segmentação de fornecedores através da Matriz de Kraljic.

Essa segmentação faz com que os profissionais de compras dividam sua base de fornecimento em grupos distintos, dependendo de suas necessidades, características, criticidade, riscos e impacto.

Se for possível determinar quais fornecedores são os mais indispensáveis para sua organização, o gestor em questão também será capaz de gerenciar efetivamente as atividades de sua equipe.

Ela permite às equipes de compras:

  • Priorizar fornecedores críticos – Seus fornecedores mais valorizados requerem engajamento adicional para garantir que continuem a prestar um serviço de alto nível.
  • Obter novos conhecimentos – O processo de segmentar sua base de fornecimento pode expor riscos ou fraquezas em sua cadeia de fornecimento. Um claro exemplo disso é a identificar onde sua organização está dependente de um único fornecedor.
  • Melhorar a visibilidade – construir relacionamentos com seus fornecedores mais críticos, que provavelmente fornecem serviços e produtos em múltiplas categorias comerciais, isso traz mais visibilidade e a transparência para a cadeia de suprimentos.
  • Gerenciar melhor seu tempo – há pouco a ganhar alimentando relacionamentos significativos com fornecedores que são de baixo risco e têm um impacto mínimo em sua organização.
  • Alinhar a gestão de compras com objetivos gerais – Avaliar quais fornecedores contribuem com mais valor significa tomar o tempo necessário para considerar os valores e prioridades de sua organização.
  • Impulsionar a inovação – Quando a equipe de aquisição passa mais tempo com seus fornecedores mais importantes, é mais provável que você estabeleça uma relação de trabalho colaborativa e mutuamente prioritária.

Conclusão

Com a Matriz Kraljic, seu negócio pode ter uma ideia melhor de quanto está ganhando (ou perdendo) como resultado de fraquezas e vulnerabilidades na supply chain.

A conscientização dos quatro quadrantes garante que os gestores de compras sejam capazes de tornar seus processos de aquisição mais ágeis.

Ela permite que se concentrem no uso das estratégias corretas para cada item com base em onde ele se encaixa na matriz.

Não apenas isto, mas também os ajuda a tomar melhores decisões e concentrar mais seus esforços nos relacionamentos que são primordiais para o sucesso financeiro do negócio.

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