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4 características essenciais para um gestor de compras

Um gestor de compras é a pessoa responsável pela aquisição de produtos e serviços para sua empresa.

Nos últimos anos, o papel do departamento de compras vem mudando e se expandindo.

Tradicionalmente, o papel se concentrava simplesmente na obtenção de bens para atender às necessidades internas.

Entretanto, um número crescente de empresas reconhece agora a visão e o valor que os gerentes de compras possuem.

O que um Gestor de Compras faz?

Negócios em todos os setores, seja privado ou público, dependem da experiência de especialistas em compras para obter os produtos, materiais e serviços necessários para conduzir as operações e fazer isso a um custo aceitável.

As funções desempenhadas pelos gestores em compras podem variar amplamente de acordo com a natureza e o tamanho do negócio.

Embora as principais funções dentre elas estejam ligadas ao fornecimento de bens e serviços para a organização, eles também podem lidar com funções adicionais, tais como:

  • Pesquisa: Os gestores de compras avaliam e comparam produtos e serviços para determinar quais são os que melhor atendem às necessidades da organização.
  • Análise de custos: A obtenção de bens ao custo correto pode determinar se a empresa atinge a lucratividade. O custo também é um fator ao estabelecer preços para os produtos ou serviços da empresa que devem estar de acordo com o que o mercado irá suportar.
  • Controle de estoque: Muitas vezes, o gestor supervisiona o estoque de matérias-primas ou outros bens e faz pedidos quando os suprimentos estão baixos.
  • Negociação de contratos: A negociação é uma parte importante do trabalho do gestor de compras. Após assegurar os melhores preços, termos e opções de entrega para cada produto ou serviço, eles resolvem o contrato.

Quais as habilidades necessárias para um Gestor de Compras?

Um gestor de compras é um indivíduo que lidera e gerencia uma equipe de compras, esta sendo responsável pela aquisição de bens e serviços para uma empresa.

Com a descrição acima, a questão que surge é: quais competências essenciais você precisa como gestor de compras para executar com sucesso?

Aqui trazemos uma lista de habilidades indispensáveis para um profissional dessa área

1. Comunicação

Como comprador, você precisa interagir com os fornecedores para vários negócios.

O sucesso ou fracasso do negócio depende de quão efetivamente você é capaz de se comunicar com seus fornecedores.

A negociação é um processo no qual você e seu fornecedor com exigências conflitantes chegam a um acordo de interesse mútuo.

Como gerente de compras, o desenvolvimento de fortes habilidades de comunicação não só tornará você mais bem-sucedido em sua vida profissional e pessoal, mas também permitirá que você se coordene efetivamente com sua equipe e outras partes interessadas no processo de compras.

Estas são as habilidades vitais que são usadas todos os dias para se comunicar e interagir com outras pessoas, tanto individualmente quanto em grupo.

2. Habilidades digitais

Para gerar valor, eficiência e eficácia na aquisição de projetos, ao mesmo tempo em que torna as tarefas gerenciáveis, são necessárias habilidades tecnológicas.

Isso porque o cenário de aquisição está cada vez mais abraçando a transformação digital. Esse é o caso, por exemplo, com o crescimento das plataformas de compras.

Tendo tal habilidade como um gestor de compras ajuda você a tomar as decisões mais bem informadas e corretas, coletando informações, articulando e resolvendo problemas complexos que podem dificultar uma compra bem sucedida.

3. Percepção financeira

Ter a capacidade de tomar decisões inteligentes com um entendimento geral dos fatores financeiros e dos resultados dessas decisões é o que chamamos de perspicácia financeira.

O desenvolvimento de habilidades de gerenciamento de custos, por exemplo, permite avaliar, otimizar e controlar todos os aspectos do custo da aquisição.

Isto é, permite monitorar todos os custos e assegurar que eles permaneçam alinhados com o orçamento previsto para a aquisição em pauta.

Como gestor de compras, ter acuidade financeira o ajudará a entender e negociar o custo correto que atenda ao orçamento previsto.

4. Foco na inovação

Embora gestores de compras não sejam chamados a desenvolver novas tecnologias, é indispensável que estejam cientes dos desenvolvimentos em engenharia, design e produção.

Para pessoas nesse cargo, estar ciente de quais são os melhores produtos no mercado é um conhecimento muito valioso.

Com tantas empresas em transição para fluxos de trabalho digitais, esses gestores precisam ter habilidades em tecnologia atualizadas a fim de realizar seu trabalho de forma eficaz.

Estar familiarizado com novos sistemas simplifica o processo de aquisição, melhora a colaboração entre departamentos e outras empresas e resulta em estratégias de compra mais eficientes e eficazes.

Entender quais novas tecnologias são de maior utilidade para a empresa – e ter conhecimento de como adquirir as mesmas – ajuda o negócio a desenvolver novas estratégias e competir no mercado atual.

Conclusão

A gestão de compras, como qualquer função, tem de executar ou apoiar muitos tipos diferentes de projetos.

Para fazer bem, é importante ser capaz de interagir com as partes interessadas e fornecedores, cumprindo os objetivos da empresa de forma consistente.

Coletivamente, isto significa agir e pensar de uma forma específica, nutrindo qualidades e habilidades únicas para o cargo..

E são estas qualidades essenciais que permitirão que você se torne capaz de executar bem essa função.

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