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Dropshipping: Como aplicar na gestão de compras

O dropshipping é um método de atendimento de pedidos onde uma empresa não mantém em estoque os produtos que vende.

Sob o modelo comercial tradicional, os compradores são responsáveis pelo processo de atendimento de pedidos do início ao fim.

Isso muitas vezes significa o arrendamento de espaço de armazenamento para produtos, o manuseio da cadeia de fornecimento e gerenciamento de estoque, e a gestão dos custos de envio.

Gerenciar seu inventário é um aspecto desafiador de seu negócio, especialmente no espaço do comércio eletrônico.

Nesse contexto, o processo de Dropshipping tem ganhado cada vez mais e mais impulso.

O que é Dropshipping?

Ao invés disso, o vendedor compra o estoque conforme necessário de um terceiro – normalmente um atacadista ou fabricante – para atender aos pedidos.

A maior diferença entre o dropshipping e o modelo de varejo padrão é que o vendedor não estoca ou não possui estoque – eles agem como intermediários.

Os produtos são então enviados diretamente para o consumidor. Desta forma, o vendedor não tem que manusear o produto diretamente.

Para o gerente da loja varejista, quando se trata de envio e atendimento de pedidos, este é um processo que não exige o uso das mãos. O vendedor não tem que estocar produtos, pedir estoque a granel, ou cumprir fisicamente os pedidos de qualquer forma.

Ao invés disso, o fornecedor terceirizado enviará os produtos em nome do comerciante. 

O dropshipping é ótimo para empresários porque administrar uma loja virtual não exige tanto capital operacional quanto o modelo tradicional de varejo.

Em vez disso, você abre uma loja on-line e compra por atacado de fornecedores que já possuem produtos e espaço de armazenamento.

Como funciona o dropshipping?

O dropshipping funciona através de fornecedores terceirizados, que fabricam produtos na base just-in-time (JIT) para cada pedido.

Quando o varejista recebe uma ordem de venda, ele passa as especificações para o fornecedor – que cria o produto.

Embora muitos vendedores de e-commerce utilizem o dropshipping como base de suas operações comerciais, ele pode ser efetivamente utilizado para complementar os modelos de varejo tradicionais de estoque.

Uma vez que o dropshipping não produz qualquer sobra de estoque, esse sistema pode ser usado para fins de pesquisa – como testar as águas, antes de se comprometer a vender em um mercado.

E é assim que funciona o processo de compra e venda:

  • O cliente faz um pedido com o seu negócio, o varejista.
  • O departamento de compras alerta o parceiro de entrega – seja o fabricante ou o atacadista – que embala e envia o produto para o cliente.
  • O parceiro de entrega cobra da empresa, o varejista, pelo serviço e esta cobra do cliente.
  • Geralmente, quanto mais curta a cadeia de fornecimento, maiores serão seus lucros, pois há menos partes que necessitam de gastos.

Benefícios do dropshipping

Aqui estão algumas outras razões pelas quais o dropshipping é um modelo de e-commerce tão popular tanto para grandes como para pequenas empresas.

1. Menos capital inicial necessário

Provavelmente a maior vantagem de se adotar o comércio eletrônico é que é possível lançar uma loja de comércio eletrônico sem ter que investir milhares de dólares em estoque.

Com o modelo dropshipping, você não precisa comprar um produto a menos que já tenha feito a venda e tenha sido pago pelo cliente.

Sem investimentos significativos no estoque inicial, é possível começar a fazer o dropshipping e ter sucesso com muito pouco dinheiro.

Além disso, porque a marca não está comprometida em vender através de qualquer estoque comprado antecipadamente como em outros modelos de negócios, há menos riscos envolvidos em iniciar uma loja de dropshipping.

2. Fácil de começar

Gerenciar um processo de compras é muito mais fácil quando não se tem que lidar com produtos físicos.

Com o dropshipping, você não precisa se preocupar com:

  • Administrar ou pagar por um armazém
  • Embalagem e envio de seus pedidos
  • Rastreamento do inventário por razões contábeis
  • Manuseio de devoluções e embarques de entrada
  • Encomenda contínua de produtos e gestão do nível de estoque

3. Mais fácil de escalar

Ao alavancar os fornecedores de dropshipping, a maior parte do trabalho para processar pedidos adicionais será feita pelos fornecedores, permitindo que você se expanda com menos dores de crescimento e menos trabalho incremental. 

O crescimento das vendas sempre trará trabalho adicional – especialmente relacionado ao suporte ao cliente – mas os negócios que utilizam a escala de dropshipping particularmente bem em relação aos negócios tradicionais de comércio eletrônico.

Como selecionar um fornecedor de dropshipping?

O terceiro que um gestor de compras escolher como fornecedor determinará o sucesso de sua cadeia de fornecimento, portanto, é preciso fazer sua devida diligência durante o processo de seleção.

Quanto menos intermediários tiver que passar, maiores serão seus lucros.

Cada taxa adicional cobrada por seus parceiros da cadeia de fornecimento afeta seus resultados, portanto, sempre que possível, é melhor trabalhar diretamente com um fabricante.

Aqui estão algumas perguntas a fazer a fornecedores potenciais:

Quanto você cobra?

Estude os números antes de selecionar um parceiro de entrega. Se o preço no atacado não for suficiente para obter um lucro decente com os produtos, procure em outro lugar.

Pergunte também: há uma taxa de manuseio? Se sim, avalie como isso pode afetar sua margem de lucro. Novamente, cada taxa e cada intermediário afeta seu resultado final, então você quer agilizar o processo o máximo possível.

Como os produtos são enviados?

A sua empresa quer um parceiro que envie os itens através de um serviço que forneça opções de rastreamento e segurança.

Dessa forma, se seus clientes perguntarem sobre o status de seus pedidos, seus atendentes poderão fornecer-lhes informações precisas e atualizadas.

E, com o envio, vêm as devoluções. Informe-se sobre as políticas de devolução e garantia. Se as devoluções não forem aceitas ou se os produtos não forem garantidos, fique atento.

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