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Reformando a Supply Chain com o digital

A digitalização tocou todos os aspectos das empresas, desde o contato com clientes até a negociação com fornecedores.

No que diz respeito às supply chains em especial, a transformação digital está gradualmente se tornando parte integrante da estrutura e do modelo de negócios, contribuindo para a otimização das operações gerais.

Não há como negar que as organizações estão dispostas a digitalizar a gestão de sua cadeia de abastecimento para melhorar a agilidade, eficiência e visibilidade.

Dessa forma, vamos mergulhar no significado de gestão digital na cadeia de suprimentos e entender como ela é diferente de uma supply chain tradicional.

O que é Supply Chain?

A supply chain consiste em um sistema de atividades, departamentos, pessoal, informações e recursos envolvidos em peças, produtos ou serviços móveis do fabricante para o consumidor.

Muitas pessoas frequentemente pensam que a logística e a gestão da cadeia de abastecimento são similares.

Entretanto, em termos de funções e tarefas com maior precisão, a logística é uma parte da cadeia de fornecimento.

Ela apenas garante o fluxo eficiente de mercadorias, mas não está relacionada a marketing, desenvolvimento de novos produtos, finanças e atendimento ao cliente como a cadeia de suprimentos.

Em outras palavras, a gestão da cadeia de abastecimento é a combinação logística entre departamentos e entre empresas.

Como o digital tem transformado a Supply Chain?

A digitalização na gestão da cadeia de fornecimento capacita suas equipes de planejamento, fornecimento e logística a colaborar, automatizar e alavancar as novas ferramentas a seu dispor.

O planejamento tradicional da supply chain era principalmente reativo e muitas vezes baseado em dados antigos ou tendências históricas.

Em contraste, o uso de sistemas de compras permite a análise em tempo real dos dados inseridos.

Da mesma forma, ela usa automação para permitir que as empresas sejam muito mais preditivas em torno das ações necessárias em sua rede de suprimentos.

Um exemplo clássico de uma cadeia de fornecimento digital bem-sucedida é a Amazon.

A marca gasta uma quantia notável de sua receita em inovação tecnológica, não apenas em suas operações comerciais, mas também na cadeia de suprimentos.

Automação, análise de eficiência, monitoramento baseado em sensores, realidade aumentada e inteligência artificial dão à Amazon a liderança no crescimento da receita na cadeia de abastecimento do consumo e do varejo.

Por quê é importante dar atenção à Supply Chain?

A gestão da cadeia de fornecimento é uma parte essencial do sucesso comercial.

A jornada desde a criação da idéia até o produto final é um processo complicado com muitas peças móveis.

Como uma empresa gerencia bem este processo pode se traduzir diretamente em aumento de receita. 

Nesse contexto, a gestão da cadeia de suprimentos funciona coordenando as aquisições, fornecedores, estoques, distribuidores e clientes enquanto eles se movimentam juntos através dos ciclos de produção, vendas e compras.

A supply chain requer uma gestão ativa porque é afetada por muitos fatores fora do controle do negócio, tais como preços de gás e condições ambientais.

Dessa forma, quando uma empresa está bem ciente desses fatores, pode administrá-los de forma mais eficaz.

Uma cadeia de abastecimento bem gerenciada pode reduzir significativamente as despesas operacionais de uma empresa e, portanto, aumentar os lucros.

Esta eficiência se reflete em todos os aspectos da cadeia, desde a criação da idéia até a comercialização do produto final.

Quais as vantagens de adotar o digital na Supply Chain?

A transformação digital na cadeia de fornecimento, se bem aproveitada, ajudará a aumentar o desempenho comercial enquanto resolve muitos dos problemas pendentes do modelo tradicional relacionados à confiabilidade, agilidade e eficiência.

Aqui estão alguns outros benefícios da digitalização da cadeia de suprimentos:

Flexibilidade organizacional

Com um modelo operacional digital, a administração tem maior liberdade para escolher o grau apropriado de centralização necessário para apoiar a especialização ou minimizar os custos de processo.

Um grande benefício para uma organização quando ela centraliza certas funções específicas é maior valor através de melhor qualidade e produtividade.

O uso de plataformas de compras, por exemplo, traz às empresas flexibilidade e integração em cada processo, minimizando atrasos manuais ou inconsistências. 

Quanto maior for o negócio, mais complexo se torna o cenário dos fornecedores de serviços logísticos e métodos de envio.

Se tudo for digitalizado, isso permitirá uma maior eficiência no transporte e um melhor atendimento ao cliente através de um redesenho de soluções mais otimizadas.

Melhor tomada de decisões

Nas cadeias de fornecimento tradicionais, detectar possíveis problemas e prever seus prováveis efeitos pode ser trabalhoso, demorado e não confiável.

Em uma cadeia de fornecimento digital, dados de controle e qualidade compartilhados e atualizados permitem às empresas antecipar problemas e responder rapidamente antes que o problema se agrave.

No mesmo sentido, é possível medir o desempenho com precisão e eficiência, agregando transações e informações disponíveis no nível macro.

Com isso, um gestor de compras pode tomar as decisões apropriadas para evitar distorções criadas pela falta de informações.

Agilidade nos processos

A tecnologia para planejamento e previsão em tempo real mantém as empresas de logística preparadas à medida que as condições e expectativas mudam em uma escala global.

Consumidores esperam que suas mercadorias sejam entregues rapidamente, não importa de onde venham.

Com o sistema correto, empresas têm uma visão abrangente dos fatores internos e externos que podem impactar a supply chain, permitindo que os gestores de compra se adaptem.

Mesmo que o mercado se movimente rapidamente, empresas ágeis com a tecnologia certa no lugar podem resistir às mudanças e manter o negócio em andamento.

Conclusão

Quase todas as indústrias precisam de soluções que tragam inovações para seus modelos de negócios.

À medida que novas tecnologias impulsionam mudanças na indústria e as organizações procuram melhorar, a necessidade de sistemas eficientes só tende a crescer.

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