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O que é CPO? Saiba mais sobre esse cargo

Nos negócios, a equipe de gestão executiva atua como o motor que alimenta a empresa, mantendo o equilíbrio dos objetivos diários da organização, das metas de curto prazo e das metas de longo prazo.

Para que esta equipe de indivíduos de alto escalão tenha sucesso, é crucial que as responsabilidades sejam delegadas com base na especialização.

Para as empresas industriais em particular, ter um líder forte especializado em compras e gerenciamento da cadeia de suprimentos pode significar a diferença entre perda e ganho fiscal.

Embora eles sejam apenas um componente da máquina executiva, como executivo responsável por esses processos, os diretores de compras (CPO) desempenham uma função essencial dentro da organização.

O que é Procurement?

Para compreender plenamente a importância do papel do CPO, é útil ter uma compreensão clara do que significa Procurement.

A aquisição refere-se ao conjunto de processos envolvidos na obtenção dos bens e serviços que a empresa precisa para funcionar.

O objetivo de uma equipe de Procurement é obter os melhores produtos e serviços dos melhores vendedores aos melhores preços.

Como eles usam a receita da empresa para fazer compras em nome de todos os departamentos de uma organização, a equipe de compras está interligada com todos os aspectos do negócio e desempenha um papel importante no sucesso financeiro da empresa.

No passado, o papel da gestão de compras era adquirir bens e serviços que permitissem às empresas operar de forma lucrativa.

Desde então, Procurement evoluiu de um subconjunto da cadeia de suprimentos para uma capacidade empresarial que ajuda a aumentar a produtividade e apoia as relações críticas internas e externas necessárias para a inovação.

Do que se trata o cargo de CPO?

Um CPO (Chief Procurement Officer) é alguém que lidera todo o departamento de compras na compra de bens e serviços críticos de outra organização.

A principal função do diretor de compras é lidar com todos os aspectos dos processos de aquisição, da cadeia de suprimentos e gerenciar as equipes de aquisição.

Como líderes em uma organização, os CPOs alavancam uma miríade de habilidades em compras para equilibrar muitas funções de liderança sensíveis.

Algumas delas incluem:

  • Gerenciar a estratégia geral de compras
  • Equilíbrio de um orçamento
  • Estar constantemente vigilante para encontrar melhorias nas compras sistêmicas e na cadeia de suprimentos
  • Desenvolver metas, padrões e métricas para manter o controle dos indicadores-chave de desempenho (KPI)
  • Melhorar os processos para a eficiência.

Também é importante para o CPO assegurar que a estratégia de compras esteja alinhada corretamente com a estratégia geral da empresa.

Como tal, as decisões não são frequentemente baseadas simplesmente em valores, mas em outros fatores.

Por exemplo, se uma empresa decidiu se tornar um representante de sustentabilidade e das práticas verdes, então os diretores de compras devem levar isso em consideração ao selecionar os fornecedores.

Quais as funções de um CPO?

Cada CPO e profissional enfrentará desafios para sua empresa e indústria.

Ainda assim, aqui exploraremos as responsabilidades essenciais de um CPO e o que é necessário para queconsigam uma melhor colaboração.

Gestão de compras e estratégia da empresa

  • O papel do CPO requer estratégia e uma diretriz adequada para ser alinhada e permanecer focada na aquisição de sua visão. 
  • O CPO é responsável por negociar contratos com os fornecedores, selecionar material de boa qualidade a um bom preço, e rastrear as finanças correlatas.

Liderança 

  • Quer você seja um diretor em uma empresa privada local ou em uma equipe multinacional, qualidades de liderança qualificada são a chave para o sucesso de um diretor de compras.
  • O CPO deve saber como construir e treinar uma das melhores equipes com as habilidades certas com as quais contar. 
  • Um bom diretor de compras deve saber como se comunicar efetivamente e negociar sabiamente. 

Colaboração eficaz dentro da empresa

  • Um aspecto significativo de um diretor de compras é sua responsabilidade de interagir com outros departamentos. Eles são responsáveis por garantir que cada departamento tenha todo o suprimento de que necessita. 
  • O CPO deve estar em contato com as mais recentes estratégias de compra, mudanças econômicas e tecnologia relevante para ele.

Como Procurement digital transformou o cargo de CPO?

Para que os CPOs assumam um papel mais estratégico, é crucial que as empresas invistam em avanços tecnológicos.

Tecnologias como a inteligência artificial, automação de processos, aprendizagem de máquinas, automatização de tarefas mundanas como a verificação de fornecedores e a negociação de preços.

Isto permite que os CPOs se concentrem em atividades estratégicas tais como planejamento de cenários de risco e colaboração com parceiros comerciais. 

Também é importante que as empresas desenvolvam uma visão transparente e dinâmica do cenário de seus fornecedores para antecipar o risco de fracasso e encontrar soluções alternativas para que possam se tornar mais ágeis e resilientes.

Isto significa ter visibilidade para os parceiros comerciais, incluindo fornecedores, fornecedores de logística e serviços, operadores de ativos e empreiteiros de manutenção e a conectividade para fornecer atualizações em tempo real ao longo de seus processos da cadeia de fornecimento.

A chave para alcançar isto é se afastar da tradicional cadeia de fornecimento linear, onde cada passo depende do anterior.

Em vez disso, as CPOs estão girando para uma rede de fornecimento mais ampla, baseada na nuvem, que se afasta de processos singulares, ponto-a-ponto, para uma estrutura de muitos para muitos, que orquestra uma visibilidade de 360 graus.

Fazendo parte de uma rede que oferece total visibilidade de produtores, fornecedores, centros de distribuição, armazéns, empresas de transporte e varejistas, as empresas podem usar insights orientados por dados.

Isto as ajuda a identificar facilmente tendências ou problemas emergentes, mas também a responder mais rapidamente à demanda e a enfrentar circunstâncias imprevistas, como as incertezas contínuas causadas pela pandemia e pelo conflito global.

Conclusão

Os últimos anos certamente demonstraram a necessidade essencial de que os CPOs ajudem a dirigir o negócio.

Modelos lineares de aquisição devem ser substituídos por redes ágeis de cadeia de suprimentos e as empresas devem rapidamente tirar proveito de novas soluções digitais para impulsionar a transparência, automação e capacidades preditivas.

Os CPOs devem levar as empresas a se concentrar menos em tarefas de baixo valor e repetitivas e criar atividades de valor agregado que criem maior valor para o negócio em geral.

Ao adotar tecnologias digitais, os CPOs podem ajudar suas empresas a evoluir para processos inteligentes, mais ágeis e mais eficientes e ganhar valiosos insights comerciais para ajudar a conduzir estrategicamente seus negócios para frente.

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