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Tendências para o supply chain em 2024

No cenário em rápida evolução do comércio global, a cadeia de suprimentos permanece no centro da luta das empresas por eficiência, resiliência e sustentabilidade.

Conforme entramos em 2024, várias tendências estão definidas para remodelar o setor de supply chain, oferecendo novas oportunidades e desafios.

Aqui estão algumas previsões sobre a cadeia de suprimentos que acreditamos que moldarão a narrativa no próximo ano.

Digitalização na cadeia de suprimentos

A conversão de dados de um formato físico para um formato digital possibilita a internet das coisas, a inteligência artificial, o blockchain e os contratos inteligentes, as soluções baseadas em nuvem e inúmeras outras tecnologias emergentes que dependem de insumos digitais de alta qualidade.

No próximo ano, mais organizações da cadeia de suprimentos transformarão suas redes em ecossistemas digitais conectados, inteligentes, dimensionáveis, personalizáveis e ágeis.

Algumas realizarão uma transformação digital holística, enquanto outras avançarão mais lentamente, equilibrando o investimento de longo prazo em automação com a implementação imediata de soluções que reduzam as tarefas repetitivas e a fadiga cognitiva, permitindo que os funcionários se concentrem nas áreas em que os humanos têm melhor desempenho do que as máquinas.

Big data e análise da cadeia de suprimentos

Por meio do big data e da análise da cadeia de suprimentos, as organizações identificarão mais facilmente as ineficiências, reduzirão os custos, melhorarão o atendimento ao cliente e fortalecerão a resiliência e a agilidade para lidar com interrupções frequentes.

As aplicações incluem o uso de troca de dados padronizados de frete para proporcionar eficiência operacional, otimizar rotas e planejamento portuário e reduzir emissões e custos; dados de vendas e marketing para prever melhor a demanda, aprimorar as práticas de gerenciamento de estoque e melhorar a experiência do cliente e assim por diante.

Para maximizar o potencial do big data e da análise, as cadeias de suprimentos devem priorizar a troca de dados e o compartilhamento de informações.

Inteligência Artificial na Cadeia de Suprimentos

Os avanços na inteligência artificial (IA) estão ocorrendo em um ritmo sem precedentes e oferecendo inúmeros retornos imediatos, principalmente nas áreas de fornecimento inteligente, gerenciamento de estoque e planejamento de rotas logísticas.

Os cobots aumentam a eficiência do armazenamento por meio de coleta e embalagem, carregamento e descarregamento e movimentação de objetos pesados; a visão computacional oferece suporte à detecção de defeitos e ao reconhecimento de objetos; a robótica permite a montagem e a soldagem mais seguras; e a realidade aumentada promove o treinamento, a manutenção e o controle de qualidade.

Enquanto isso, o aprendizado de máquina (ML), um subconjunto da IA que permite que os computadores aprendam sem serem explicitamente programados, será usado para fazer previsões e tomar decisões sobre previsão de demanda, controle de qualidade, desenvolvimento de novos produtos e muito mais.

Investimento em sistemas e pessoas

Até 2026, espera-se que o mercado global de aplicativos de gerenciamento da cadeia de suprimentos atinja quase US$ 31 bilhões.

À medida que a adoção da tecnologia da cadeia de suprimentos aumenta, ela continuará trazendo insights importantes de automação aprimorada, dados da Internet das coisas, blockchain, cadeia de suprimentos como serviço, soluções baseadas em nuvem e muito mais.

Essas tecnologias estão otimizando as redes, apoiando a sustentabilidade, melhorando a colaboração entre parceiros, aprimorando a visibilidade e ajudando as organizações a se tornarem mais flexíveis e ágeis.

Em 2024, os investimentos essenciais em pessoas por meio de treinamento e desenvolvimento na tecnologia mais recente criarão uma cultura de inovação e incentivarão os funcionários a compartilhar ideias que levem ao sucesso real da cadeia de suprimentos.

Visibilidade, rastreabilidade e inteligência de localização

A visibilidade e a rastreabilidade da cadeia de suprimentos permitem que as organizações rastreiem o movimento de mercadorias e materiais em todos os níveis da cadeia de suprimentos – desde a origem do produto, passando por seus vários estágios, até o destino final.

Como resultado, as partes interessadas terão maior acesso a dados quase em tempo real relacionados a pedidos, estoque, entrega e possíveis interrupções.

Ao mesmo tempo, a inteligência de localização ajudará a fornecer um contexto essencial sobre o estado atual de suas redes.

Isso, combinado com a IA – e seu subconjunto, ML – tem o potencial de melhorar significativamente a previsão de condições futuras com base em atrasos passados, padrões de tráfego e clima, gargalos em portos e rodovias e assim por diante.

Interrupção e gerenciamento de riscos

A interrupção da cadeia de suprimentos agora é a norma, com o congestionamento contínuo da infraestrutura de transporte e logística, mudanças geopolíticas, desastres naturais e condições climáticas extremas, escassez de matéria-prima, uma pandemia global – a lista continua.

Em vez de lidar com os problemas à medida que eles surgem, as organizações estão aprendendo a se preparar constantemente para a interrupção por meio de um gerenciamento de riscos eficaz.

Isso envolve a identificação e a avaliação de riscos internos e externos; o desenvolvimento de estratégias de mitigação, como a diversificação de fornecedores, a formação de estoques e o aumento da visibilidade; o teste e o ensaio de planos para identificar eventuais lacunas e fazer os ajustes necessários; e o monitoramento e a atualização contínuos dos planos para garantir que estejam sempre atualizados e sejam eficazes.

Agilidade e resiliência

Nosso mundo centrado no consumidor exige um tipo diferente de cadeia de suprimentos – uma cadeia capaz de prever, preparar e responder à demanda em rápida evolução e ao mix de produtos e canais.

Dessa forma, a agilidade da cadeia de suprimentos exigirá novos recursos e ferramentas, incluindo máquinas capazes de realizar trocas mais rápidas e lidar com uma variedade maior de produtos e tipos de remessa, robôs colaborativos, embalagens inteligentes e outros.

Forças de trabalho qualificadas e flexíveis serão essenciais, pois mais pessoas programam e trabalham com essas tecnologias avançadas e equipes multifuncionais colaboram para resolver problemas em sprints curtos e incrementais.

Tudo isso promoverá a resiliência da cadeia de suprimentos, uma prioridade estratégica para 2024 que deve ser incorporada à digitalização, à otimização, à sustentabilidade e ao desenvolvimento de talentos.

Segurança cibernética

As cadeias de suprimentos modernas são globais, assim como as ameaças que enfrentam. Os criminosos cibernéticos não estão limitados pela geografia e podem ter como alvo qualquer ponto de entrada ou de acesso na cadeia de suprimentos, o que faz com que a necessidade de segurança cibernética seja uma parte essencial das redes digitais e inteligentes.

É provável que o aumento alarmante do crime cibernético continue, levando a mais violações de dados, atrasos e escassez, danos à reputação, problemas de conformidade, riscos de segurança e perdas financeiras.

Os profissionais da cadeia de suprimentos devem proteger suas redes mantendo-se atualizados sobre as práticas recomendadas; usando uma abordagem baseada em riscos para a segurança cibernética; e investindo em soluções de segurança cibernética, treinamento e conscientização.

Cadeias de suprimentos ecológicas e circulares

Muitas organizações da cadeia de suprimentos estabeleceram metas ambiciosas para se tornarem neutras em termos de carbono e atingirem objetivos de desperdício líquido zero e de água em um futuro próximo.

Ao mesmo tempo, a crescente pressão de consumidores, funcionários, investidores, governos e órgãos reguladores obrigará outras organizações a considerar cuidadosamente a sustentabilidade de suas operações futuras.

Para obter cadeias de suprimentos ecológicas e circulares, as organizações devem garantir que a mudança possa se enraizar em toda a cadeia de valor de ponta a ponta.

Isso envolverá a colaboração de parceiros, a implementação da tecnologia certa, a educação dos funcionários, a definição de metas claras de rastreamento, a medição do impacto, a identificação de áreas de melhoria e a geração de relatórios sobre o progresso para que sejam responsabilizados.