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Um Guia Completo para Sustentabilidade nas Compras

A Sustentabilidade na aquisição é um processo que integra fatores ambientais, sociais e de governança da responsabilidade corporativa aos processos de aquisição e à tomada de decisões.

Seu objetivo é obter o menor impacto ambiental possível e os resultados sociais mais positivos.

Até recentemente, o foco das aquisições ecologicamente corretas se concentrava principalmente nos aspectos ambientais.

Também conhecido como “sourcing verde” e aquisição verde, esse movimento busca substituir um material por uma alternativa mais ecológica. Pense em canudos de papel em vez de plástico.

Mas a aquisição sustentável é mais do que isso.

As organizações estão começando a adotar uma abordagem mais holística da sustentabilidade. Elas consideram fatores ambientais, sociais e econômicos em conjunto.

O que é Sustentabilidade no Procurement?

Procurement é o processo de compra de bens e serviços para as operações de uma empresa.

Envolve a seleção de fornecedores, a negociação de contratos e o gerenciamento de relacionamentos com fornecedores.

A sustentabilidade no procurement refere-se à prática de escolher fornecedores e produtos que sejam ambiental e socialmente responsáveis.

Isso envolve considerar fatores como eficiência energética, redução de resíduos e uso de recursos renováveis, bem como as condições de trabalho dos funcionários na cadeia de suprimentos.

Sustentabilidade na aquisição é a compra de bens e serviços para sua empresa que sejam ecologicamente corretos, éticos e responsáveis.

Isso inclui a manutenção e o descarte (quando aplicável), bem como a compra inicial.

Suas decisões de aquisição devem beneficiar seus clientes, a sociedade, o meio ambiente e a sua empresa.

Os elementos da Sustentabilidade na aquisição incluem: 

  • Reduzir os impactos negativos sobre as comunidades locais e o meio ambiente
  • Garantir que sua cadeia de suprimentos mantenha os mesmos padrões de sua empresa
  • Gerenciar os riscos da cadeia de suprimentos de forma eficaz, por exemplo, visibilidade da cadeia de suprimentos e práticas trabalhistas justas
  • Gerenciar com sucesso os contratos com seus fornecedores
  • Gerenciar a demanda por seus produtos e serviços

A definição de sustentabilidade pode ser reconhecidamente difícil de ser definida.

Existem muitas interpretações diferentes e o termo parece vago porque abrange uma grande variedade de ações.

Mas, em sua forma mais simples, significa qualquer prática que tenha a intenção de preservar a natureza, conservar recursos, conduzir a administração ambiental e reduzir qualquer impacto ambiental e social negativo.

Qual o valor da Sustentabilidade nesse contexto?

Há muitos motivos pelos quais a Sustentabilidade na aquisição é importante (motivos econômicos, éticos e sociais), mas um dos mais significativos é o impacto da cadeia de suprimentos de uma empresa no meio ambiente. 

O aquecimento global é um dos maiores desafios que enfrentamos como sociedade atualmente, e os governos, as empresas e os indivíduos de todo o mundo estão sendo solicitados a fazer a sua parte enquanto trabalhamos para evitá-lo.

Como a cadeia de suprimentos de uma empresa é responsável por uma grande parte de sua pegada de carbono, se quisermos ter alguma chance de reduzir as emissões de carbono globalmente, as empresas em geral terão que reavaliar suas cadeias de suprimentos e processos de aquisição. 

Portanto, a Sustentabilidade na aquisição não é apenas uma “coisa boa de se ter”, é uma necessidade. 

A boa notícia é que a aquisição sustentável também traz consigo muitas vantagens e oportunidades.

Quais benefícios a Sustentabilidade traz?

Melhora a percepção da marca

Os clientes se preocupam em fazer parte de marcas e organizações que estejam comprometidas com a luta contra as mudanças climáticas e que minimizem ao máximo seu impacto ambiental.

Portanto, é lógico que as marcas que adotam práticas de sustentabilidade e, mais especificamente, políticas de Sustentabilidade na aquisição, se beneficiarão de uma percepção mais positiva da marca.

De fato, pesquisas demonstraram que a aquisição sustentável resulta em um aumento de 15 a 30% no valor da marca. 

Por outro lado, é de fato um risco para a reputação da marca quando uma empresa não leva em conta as práticas de Sustentabilidade na aquisição.

Mesmo que seja um fornecedor o responsável pela ação prejudicial, os consumidores e outras partes interessadas ainda verão a empresa como total ou parcialmente responsável.

Aumenta a eficiência e reduz o desperdício

As empresas com estratégias de compras sustentáveis podem se beneficiar de reduções de custos ao melhorar a eficiência de suas cadeias de suprimentos.

Por exemplo, trabalhando com fornecedores que utilizam práticas sustentáveis, ou reduzindo o uso de embalagens desnecessárias, reduzindo o consumo de energia e diminuindo o excesso de resíduos. 

Vantagem competitiva por meio da diferenciação da marca

No mercado global atual, as empresas enfrentam uma enorme concorrência, e é por isso que as práticas de Sustentabilidade na aquisição podem ajudar as marcas a diferenciar seus serviços ou produtos dos da concorrência. 

Os consumidores e clientes estão cada vez mais atentos às preocupações ambientais e às considerações de sustentabilidade.

A realidade é que as empresas que não adotarem essas considerações na condução de seus negócios provavelmente sairão perdendo.

Mercado para novos produtos ou serviços

As empresas que adotam a sustentabilidade e as práticas de compras sustentáveis também têm a oportunidade de criar novas linhas de produtos ecologicamente corretos ou de cobrar preços mais altos.

Os clientes que buscam ativamente produtos sustentáveis ou ecologicamente corretos geralmente estão dispostos a pagar um pouco mais pelo produto/serviço.

E como 33% dos consumidores optam por comprar de marcas que consideram estar fazendo um bem social ou ambiental, as empresas também podem conquistar clientes totalmente novos

Conclusão

A Sustentabilidade na aquisição pode parecer complexa em um primeiro momento. Afinal, a cadeia de suprimentos geralmente envolve a contribuição de muitas empresas diferentes, e a implementação de novas políticas afetará todos os aspectos dessa cadeia, desde os processos até a logística, as matérias-primas etc.

Mas, como mostramos, o valor que isso traz para uma empresa faz com que valha a pena o tempo e o esforço. 

Então, como as empresas implementam a aquisição sustentável em suas próprias operações? 

As estratégias de Sustentabilidade na aquisição devem funcionar de acordo com as necessidades e restrições operacionais de sua empresa, mas, no mínimo, devem levar em conta os fatores ESG dos materiais (ou seja, fatores ambientais, sociais e de governança que representam um risco para uma empresa).

As empresas devem investir tempo e recursos para desenvolver políticas adequadas de Sustentabilidade na aquisição sob a égide de sua estratégia mais ampla de CSR (responsabilidade social corporativa).

Isso pode significar que elas tenham que reavaliar seus processos existentes e identificar áreas para melhoria.