GoBuyer

Cost Savings: Você sabe do que se trata?

O foco do Cost Savings é reduzir os custos de aquisição, melhorar as condições dos fornecedores e diminuir os preços dos produtos no processo de compras. 

É por isso que esses métodos se alinham com o setor de aquisição.

O principal objetivo da gestão de compras é garantir que os produtos e serviços sejam comprados pelo preço certo, de forma vantajosa para ambos os lados.

A economia na aquisição pode ser feita em várias áreas dentro de um departamento de compras.

Como obter Cost Savings?

Quando as equipes de compras e finanças abordam economia de custos, elas geralmente consideram custos tangíveis e custos intangíveis.

Os custos tangíveis são tipicamente ativos físicos; estes custos diretos possuem algum tipo de valor intrínseco, tornando o preço fácil de estimar.

Estes incluem coisas como equipamentos, estoques ou bens imóveis.

Custos intangíveis, comparativamente, são custos indiretos que podem ser mais difíceis de prever.

Gastos legais, bancários, contábeis e gerais são exemplos de custos intangíveis. 

Tipicamente, a maneira mais fácil de aplicar táticas de Cost Savings é examinar os custos tangíveis. Os custos intangíveis muitas vezes estão sob a ótica de Cost Avoidance

Muitas vezes falamos de Cost Savings em referência à economia feita durante um processo de compra; no entanto, essas táticas são muito mais do que isso. 

Ao implementar estratégias econômicas, as equipes de gestão de compras podem otimizar os fluxos de trabalho operacionais e maximizar sua lucratividade.

Reduzindo gastos com Cost Saving

O desenvolvimento de estratégias de economia de custos para o processo de aquisição de uma empresa envolve muitos componentes, tais como alavancar o uso da tecnologia e revisar os contratos dos fornecedores.

Por serem econômicas, as equipes de gerenciamento podem otimizar os fluxos de trabalho operacionais e maximizar sua lucratividade.

Dependendo de quanto tempo e recursos uma organização tem, elas podem implementar várias iniciativas de curto e longo prazo.

Estratégias de curto prazo

Estratégias de economia de custos a curto prazo concentram-se na redução de despesas normalmente dentro de um ano.

Oportunidades de economia de custos a curto prazo podem ser encontradas através das seguintes táticas.

1. Revisão dos contratos existentes

Analise regularmente os contratos existentes com fornecedores para garantir que esteja recebendo os melhores termos possíveis.

Como a demanda muda com o tempo, as vendas e o preço dos componentes e produtos também podem mudar.

Procure oportunidades para negociar acordos mais favoráveis que possam beneficiar tanto sua empresa quanto seus fornecedores, concentrando-se em coisas como frequência de compra e preços. 

2. Diminua gastos não planejados

Gastos irregulares são um termo para qualquer gasto não gerenciado pelo setor de compras.

É muitas vezes não conforme e pode abrir a empresa a altos níveis de risco. Além disso, por estar fora do controle da aquisição, muitas vezes não é controlado.

Isto pode ser caro para as empresas porque estas compras não seriam incluídas nos descontos de fornecedores que foram previamente negociados e estabelecidos.

Para evitar isto, a administração deve garantir que todas as compras estejam em conformidade com os contratos dos fornecedores e que os preços dos pedidos sejam pré-aprovados pela organização.

Nesse sentido, a aplicação de plataformas de compras é um grande diferencial.

3. Consolide as relações com fornecedores

A gestão de fornecedores leva tempo e recursos. As empresas que consolidam seus fornecedores podem economizar dinheiro e negociar melhores descontos através de pedidos em massa.

Os executivos devem avaliar regularmente seus fornecedores para garantir que seus preços de produtos e serviços estejam alinhados com os valores de mercado. A transparência nas relações com os fornecedores garantirá que os preços sejam apropriados.

Também é recomendado que os executivos implementem um sistema eficaz de gerenciamento de fornecedores e minimizem a quantidade total de fornecedores que eles empregam.

Isto ajudará a reduzir os custos de aquisição e pode aumentar a eficiência do armazém.

Estratégias de longo prazo

Iniciativas de redução de custos a longo prazo são geralmente praticadas por 4 a 10 anos e são utilizadas para orientar o futuro da empresa.

1. Utilize a tecnologia

Há uma variedade de soluções avançadas de software que podem ajudar as empresas a reduzir custos, assim como otimizar as funções comerciais.

Por exemplo, plataformas de cotação online são ferramentas que podem simplificar a contagem do inventário e rastrear as despesas de uma empresa ao longo do tempo.

Isto proporciona à empresa visibilidade sobre a quantidade de desperdício que está produzindo e quais ajustes podem ser feitos para evitá-lo.

2. Minimize o risco em aquisições

Muitas vezes, serão necessárias compras de emergência para acompanhar a demanda do cliente e substituir estoques obsoletos.

Entretanto, os gastos não conformes estão entre os erros mais caros que uma empresa pode cometer.

Minimizar o risco criando políticas de compras fortes, treinando funcionários e usando software que pode ajudar a manter os gastos em conformidade.

Ter uma estratégia de gerenciamento de risco garantirá que as equipes de negócios tenham o protocolo correto para controlar esses problemas e mitigá-los do desenvolvimento posterior.

3. Centralize as compras

Uma estratégia de compras centralizada é quando um departamento de uma organização lida com todas as decisões de compra.

Isto evitará que as compras sejam duplicadas e minimizará as instâncias de gastos não planejados.

Ter um sistema centralizado também pode proporcionar outras oportunidades de economia, como a redução do número de funcionários e o treinamento necessário para as equipes de compras.

E Cost Avoidance? Qual a diferença?

Há uma diferença fundamental entre Cost Savings e Cost Avoidance.

Cost Avoidance, como uma forma de economia intangível, significa tomar medidas para evitar que se incorram em custos.

Esta é muitas vezes difícil de medir. Isto porque, às vezes, evitar custos requer que não se faça algo.

Imagine que uma equipe de compras negocia um aumento de preço de 35% para 15%; o balanço ainda mostrará um aumento nos custos, mas a equipe de compras evitou pagar uma taxa muito maior pelo produto.

O Cost Avoidance é comparativamente fácil de identificar. A economia de custos aparece no orçamento e nas demonstrações financeiras como uma diminuição nos gastos.

Conclusão

Reduzir despesas e melhorar o fluxo de caixa é um objetivo que empresas de todos os setores têm.

Ao implementar estratégias de Cost Saving a longo e curto prazo na gestão da cadeia de fornecimento, as organizações podem criar uma base financeira saudável.Para saber mais sobre como a plataforma GoBuyer pode ajudar seu negócio nesse processo, é só clicar aqui!